Realização e desenvolvimento pessoal e profissional em licenciandos de educação física

Autores

  • Adelar Aparecido Sampaio Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Marcio Alessandro Cossio Baez Universidade do Pampa (Unipampa)
  • Claus Dieter Stobaus Pontifícia Universidade Católica - RS (PUCRS)
  • Joao Ricardo Gabriel de Oliveira Faculdade Centro Mato-Grossense (FACEM)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p53

Palavras-chave:

Educação Física, Formação inicial, Desenvolvimento pessoal e profissional.

Resumo

Introdução: O artigo apresenta a fase de formação inicial acadêmica e o desenvolvimento pessoal e profissional percebidos por estudantes de Educação Física. Objetivo: apresentar perspectivas de realização profissional de potenciais futuros professores a partir da relação entre a formação inicial e suas experiências com a escola. Métodos: É um estudo qualitativo em nível exploratório-descritivo, desenvolvido com licenciandos do último período do curso de Educação Física Licenciatura de uma instituição privada do Estado do Paraná. Na coleta de dados foi utilizado questionário formulado a partir dos objetivos da pesquisa e tratado com análise de conteúdo. Resultados: os principais resultados indicam, o desejo de realização pessoal e profissional e de continuidade na profissão, embora explícito pensamento em optar por outra profissão. Emergem como demandas do contexto docente, atenção e melhorias nas condições para o exercício profissional, aprofundamento de estudos sobre adversidades na escola, maior reconhecimento profissional e valorização social dos professores e aumento de oportunidades de vínculo estável no trabalho. Conclusão: sugerimos melhorias no contexto sócio-político da Educação, como mais investimentos na formação inicial, principalmente em processos de intervenções preventivas sobre possíveis fatores indutores de mal-estar docente, assim como a otimização de experiências positivas da profissão docente como forma de potencializar recursos cognitivos e sócio afetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelar Aparecido Sampaio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Atua nas áreas de formação docente inicial e continuada, desenvolvendo estudos, oficinas e cursos nos seguintes temas: bem-estar docente, mal-estar docente, formação inicial e continuada de professores e Educação Física escolar. É pesquisador dos grupos de pesquisas: Mal-estar e Bem-estar na Docência da PUCRS; Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar e Grupo de Pesquisa Educação Física e Saúde, da Unioeste

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.

BATILANI, T. G.; BELEM, I. C.; BOTH, J. Diferentes perfis de motivações e preocupações dos estudantes de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 619-632, abr./jun. de 2018.

CERICATO, I. L. A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 246, p. 273-89, 2016.

ESQUINSANI, R. S. S.; ESQUINSANI, V. A. O ‘apagão’ docente: licenciaturas em foco. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 18, n. 3, p. 258-69, 2018.

ESTEVE, J. M. O mal-estar docente. Lisboa: Escher, 1992.

FLORES, M. A. Reflexões em torna da formação inicial de professores. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 182-8, 2010.

FOLLE, A.; FARIAS, G. O.; BOSCATTO, J. D.; NASCIMENTO, J. V. Construção da carreira docente em educação física: escolhas, trajetórias e perspectivas. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 25-49, 2009.

GATTI, B. A. Formação de professores no brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-79, 2010.

GRILLO, M. O professor e a docência: o encontro com o alunos. In: ENRICONE, Délcia. Ser professor. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

ITO, L. H.; SOARES, D. H. P. Projeto do futuro e identidade: um estudo com estudantes formandos. Aletheia, Canoas, v. 27, n. 1, p. 65-80, 2008.

IZA, D. F. V.; SOUZA NETO, S. Os desafios do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física na parceria entre universidade e escola. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 111-24, 2015.

JESUS, S. N.; ESTEVE, J. M. Programa de formación para la prevención del mal estar docente. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, v. 4, n. 5, p. 43-54, 2000.

JESUS, S. N. A motivação para a profissão docente: contributo para a clarificação de situações de mal-estar docente e para a fundamentação de estratégias de formação de professores. Aveiro: Estante, 1996.

JESUS, S. N. Bem-estar dos professores: estratégias para realização e desenvolvimento profissional. Porto: Porto Editora, 1998.

JESUS, S. N. Perspectivas para o bem-estar docente. Porto: ASA Editores, 2002.

JESUS, S. N. Pistas para o bem-estar dos professores. Educação, Porto Alegre, v. 26, n. 43, p. 123-32, 2001.

JESUS, S. N. Professor sem stress: realização profissional e bem-estar docente. Porto Alegre: Mediação, 2007.

JESUS, S. N.; SAMPAIO, A. A.; STOBÄUS, C. D.; MOSQUERA, J. J. M. Promoção do bem-estar docente através de programa de formação continuada. Polimorfia, Nova Mutum, v. 5, n. 1, p. 83-8, 2008.

JESUS, S. N.; LOBO, P.; MARTINHO, J.; CARA-LINDA, I.; LEAL, A. R.; SAMPAIO, A. A.; STOBAUS, C. D.; MOSQUERA, J. J. M. . Impacto da formação sobre a motivação e o bem-estar: estudos realizados com professores em Portugal e Brasil. In: REBOLO, F.; TEIXEIRA, L. R. M. T.; PERRELLI, M. A. S. Docência em questão. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

JESUS, S. N.; MOSQUERA, J. J. M.; STOBAUS, C. D.; SAMPAIO, A. A.; REZENDE; M.; MASKARENHAS, S. Avaliação da motivação e do bem/mal-estar dos professores: estudo comparativo entre Brasil e Portugal. Amazônica. Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação, Humaitá, v. 7, n. 1, p. 7-18, 2011.

JESUS, S. N.; VIEIRA, J. C.; MOSQUERA, J. J. M.; STOBÄUS, C. D.; ESTEVE, J. M. Formação em gestão de estresse. Revista Mal-Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 358-71, 2004.

MARCONDES, M. I. Articulando pesquisa e prática nacformação inicial dos professores. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 134-50, 2013.

MOROSINI, M. C.; COMARÚ, P. A. A dimensão profissional docente: questões do nosso tempo. In: ENRICONE, D. Professor como aprendiz. Saberes docentes. Porto Alegre, EDUPUCRS, 2009. p. 62- 92.

MOSQUERA, J. J. M. O professor como pessoa. Porto Alegre: Sulina, 1978.

MOSQUERA, J. J. M. Psicodinâmica do aprender. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 1977.

MOSQUERA, J. J. M.; STOBÄUS, C. D. O mal-estar na docência: causas e consequências. Revista da ADPPUCRS, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 23-34, 2001.

MOSQUERA, J. J. M.; STOBÄUS, C. D.; JESUS, S. N.; HERMÍNIO, C. I. Universidade: auto-imagem, auto-estima e auto-realização. UNIrevista, São Leopoldo, v. 1, n. 2, p. 1-13, 2006.

MOSQUERA, J. J. M.; STOBÄUS, C. D. Auto-imagem, auto-estima e realização: qualidade de vida na universidade. Psicologia, Saúde & Doenças, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 83-8, 2006.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

PEREIRA; S. G. P.; MILAN, F. J.; BOROWSKI, E. B. V.; ALMEIDA, T. R.; FARIAS, G. O. Trajetória de estudantes na formação inicial em educação física: o estágio curricular supervisionado em foco. Jounal Physical Education, Maringá, v. 29, n. 1, p. 1-12, 2018

SAMPAIO, A. A. Programa de apoio ao bem-estar docente: construção profissional e cuidar de si. 2008. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

SAMPAIO, A. A. Vivências de docentes e de seus licenciandos no final de formação e passagem para o mundo do trabalho: mal/bem-estar docente/discente, autoimagem e autoestima. 2014. 198f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

SAMPAIO, A. A.; JESUS, S. N.; MOSQUERA, J. J.; STOBÄUS, C. D. Implementação de bem-estar profissional e pessoal através de programa de apoio ao bem-estar docente. In: I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde, 2009. Centro Universitário de Investigação em Psicologia da Saúde da Universidade do Algarve - Anais... Faro: CUIP, 2009. v. 1. p. 774-86.

SAMPAIO, A. A.; JESUS, S. N.; MOSQUERA, J. J.; STOBÄUS, C. D. Perspectivas para a promoção do bem-estar profissional do docente. Polimorfia, Nova Mutum, v. 5, n. 1, p. 73-82, 2008.

SAMPAIO, A. A.; JESUS, S. N.; M., J. J.; STOBÄUS, C. D. Implementação de bem-estar profissional e pessoal através de programa de apoio ao bem-estar docente. In: I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde, 2009, Centro Universitário de Investigação em Psicologia da Saúde da Universidade do Algarve. Anais... Faro: CUIP, 2009. v. 12. p. 774-86.

SAMPAIO, A. A.; STOBAUS, C. D. Avaliação qualitativa de programa de apoio ao bem-estar docente. In: Simpósio Nacional de Educação, 2, 2010. Semana de Pedagogia, 21. 2010. Anais... Cascavel: UNIOESTE, 2010. p. 1-13.

SAMPAIO, A. A.; STOBAUS, C. D. Perspectivas para o bem-estar docente: Uma formação com alunos do PIBID/Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 13, n. 2, p. 27-37, 2015

SAMPAIO, A. A.; STOBAUS, C. D. Programa de apoio ao bem-estar docente: resultados quantitativos passados dois anos de seu desenvolvimento In: Seminário Nacional de Educação, 2., 2009, Francisco Beltrão, Pr; Semana de Pedagogia, 13, 2009, Francisco Beltrão, PR. Anais... Francisco Beltrão: Unioeste, 2009. p. 1-11.

SILVA JUNIOR, A. P.; BÁSSOLI, A. A. B. Estágio curricular supervisionado em educação física: aproximações com a teoria de Norbert Elias. Actualidades Investigativas en Educación, San José, v. 18, n. 3, p. 1-20, 2018.

SOUZA NETO, S.; SARTI, F. M.; BENITES, L. C. Entre o ofício de aluno e o habitus de professor: os desafios do Estágio Supervisionado no processo de iniciação à docência. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 311- 24, 2016.

STOBÄUS, C. D.; MOSQUERA, J. J. M. A formação do professor: do mal-estar ao bem-estar na docência: relatório parcial. Porto Alegre: FACED/PUCRS, 2009.

Downloads

Publicado

20.02.2019

Como Citar

SAMPAIO, A. A.; BAEZ, M. A. C.; STOBAUS, C. D.; DE OLIVEIRA, J. R. G. Realização e desenvolvimento pessoal e profissional em licenciandos de educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 53–60, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p53. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21101. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional