Desenvolvimento motor de crianças de 7 a 10 anos de idade: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p29Palavras-chave:
Desenvolvimento motor, criança, EDM, Desenvolvimento humanoResumo
OBJETIVO: O objetivo do presente estudo foi organizar artigos que utilizaram da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) para avaliação motora em crianças de 7 a 10 anos de idade, com o intuito de compreender os níveis de desenvolvimento motor dessas crianças. MÉTODOS: Para isso, utilizou-se de um estudo de revisão bibliográfica, buscando-se referenciais teóricos via buscadores eletrônicos: Google acadêmico, Periódicos Capes e Scielo. Os referenciais teóricos utilizados compreenderam o período de 2012 a 2018. RESULTADOS: Na organização dos conteúdos (referenciais teóricos), pode-se observar que a prática de atividades físicas estruturadas promovem um melhor desenvolvimento motor; crianças de escolas públicas e privadas não apresentam diferenças de níveis de desenvolvimento motor; não existem diferenças de desenvolvimento motor entre crianças de área urbana e área rural; crianças com baixo desenvolvimento motor apresentam baixo desempenho na escola; a atividade física pode influenciar, de forma positiva, o desenvolvimento motor das crianças com idade entre 07 e 10 anos, desde que seja realizada de forma organizada e sistematizada. CONCLUSÃO: Diante dos apontamentos, pode-se assumir que existe relevância na prática da atividade física para o desenvolvimento motor das crianças com idade entre 07 e 10 anos e que a maior parte das crianças entre 07 e 10 anos apresentam índices normais de desenvolvimento motor.
Downloads
Referências
BECK, R. M. B.; BECK, D. G. S.; BATISTELLA, P. A. Perfil motor de escolares de 7 a 10 anos das escolas municipais do município de Boa Vista do Cadeado - RS. Saúde Integrada - Revista da saúde do Instituto Cenecista, Santa Maria, v. 1, n. 1, p. 25-43, 2008.
COPPEDE, A. C.; OKUDA, P. M. M.; CAPELLINI, S. A. Desempenho de escolares com dificuldades de aprendizagem em função motora fina e escrita. Journal of Human Growth and Development, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 297-306, 2012.
CORDEIRO, S.; SOUZA, W. C.; ROBLES, A. R.; CALLIARI, I. C. R.; GRZELCZAK, M. T.; MASCARENHAS, L. P. G.; PAULA, S. D. De. Estudo comparativo do crescimento e desenvolvimento motor de crianças de 10 anos de idade, residentes no perímetro urbano e área rural do município de São João do Triunfo - PR. Pulsar, Jundiaí, v. 6, n. 1, p. 1-11, 2014.
COSTA, R. M.; SILVA, E. A. A. Escala de desenvolvimento motor de Rosa Neto: Estudo longitudinal em uma escola da rede particular de ensino de Cuiabá-MT. CONNECTIONLINE, Várzea Grande, v. 4, p. 51–64, 2009.
COUTINHO, R. B.; SPERETTA, G. F. F. Prevalência e fatores associados para sobrepeso e obesidade em alunos de uma escola privada de São Paulo. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, Rio de Janeiro, v. 9, n. 49, p. 12-21, 2015.
ELESBÃO, H.; MAYER, S. M. Avaliação da escala de desenvolvimento motor com adolescentes abrigados do projeto COPAME. In: Anais do XXI Seminário Internacional de Educação. Anais... Cachoeira do Sul, v. 1, n. 1, p. 1-5, 2016.
FARIA, V. M.; ABREU, R. C.; NEPOMUCENO, V. S. R. Desenvolvimento Psicomotor de crianças de 8 a 9 anos de duas escolas públicas de Coronel Fabriciano MG. Única - Cadernos acadêmicos, Ipatinga, v. 3, n. 1, p. 1-38, 2016.
FERNANDES, P. S.; PALMA, M. S. Nível de desempenho motor de escolares praticantes e não praticantes de Educação Física. Kinesis, Santa Maria, v. 1, n. 32, p. 24–40, 2014.
FURTADO, R. S.; BATISTELLA, P. A.; ROSSATO, V. M.; PANDA, M. D. J. Desenvolvimento motor dos alunos do 3° ano do PIBID/UNICRUZ/Educação Física. In: XVI Seminário Internacional de Educação no Mercosul, Cruz Alta. Anais... Cruz Alta: UNICRUZ, 2014.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
HAYWOOD, K. M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
LONGO, R. A.; TERTULIANO, I. W.; SENA, A. B. D.; MORÃO, K. G.; VERZANI, R. H.; MACHADO, A. A. A permanência de crianças e jovens nos esportes: olhares para iniciação e especialização esportiva. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 2, p. 121-32, 2017.
LOPES, N. G.; TOIGO, A. M. O efeito de aulas de hóquei indoor semanais no desenvolvimento motor de escolares de 8 a 10 anos. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano, Canoas, v. 5, n. 3, p. 33-43, 2017.
LUZ, M. M.; BRITO, C. A. F.; BATISTA, J. N. F.; LOURENÇO, P. M. A utilização da EDM e sua aplicação: una realidade brasileira? REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, São Caetano do Sul, v. 3, n. 5, p. 87-100, 2018.
MACIEL, R. L.; BATISTELLA, P. A. Desenvolvimento Motor: um estudo comparativo em escolas públicas de caráter municipal e estadual. Biomotriz, Cruz Alta, v. 6, n. 1, p. 58-74, 2012.
MANOEL, E. J. Desenvolvimento motor: implicações para a educação física escolar I. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 82-97, 1994.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARTINS, A. O.; PEDROSO, R. G. F.; BATISTELLA, P. A.; ROSSATO, V. M.; PANDA, M. D. J. Avaliação dos elementos da educação piscomotora: um estudo bibliográfico. In: XVI Seminário Internacional de Educação no Mercosul, Cruz Alta. Anais... Cruz Alta: UNICRUZ, 2014.
MONTANEZ, D. R.; LARA, S. A influência do método Pilates sobre o desenvolvimento motor de crianças. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 23, n. 4, p. 64-71, 2015.
OLIVEIRA, G. M. O desenvolvimento motor nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola de Planaltina - DF. 2013. 36f. TCC (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás, Formosa, 2013.
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
PEREIRA, G. A. A. S.; ANDRADE, V. L. O perfil do desenvolvimento motor de crianças praticantes e não praticantes do futsal. Arquivos de Ciências do Esporte, Uberaba, v. 6, n. 1, p. 41-3, 2018.
ROSA NETO, F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ROSA NETO, F.; ALMEIDA, G. M. F.; CAON, G.; RIBEIRO, H.; CARAM, J. A.; PIUCCO, E. C. Desenvolvimento Motor de crianças com indicadores de dificuldades na aprendizagem escolar. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 15, n. 1, p. 45-51, 2007.
ROSA NETO, F.; AMARO, K. N.; SANTOS, A. P. M.; XAVIER, R. F. C.; ECHEVARRIETA, J. C.; MEDEIROS, D. L.; GOMES, L. J. Efeitos da intervenção motora em uma criança com transtorno do espectro do autismo. Temas Sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 19, n. 105, p. 110-4, 2013a.
ROSA NETO, F.; SANTOS, A. P. M.; XAVIER, R. F. C.; AMARO, K. N. A importância da avaliação motora em escolares: Análise da confiabilidade da escala de desenvolvimento motor. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Rio de Janeiro, v. 12, n. 6, p. 422-7, 2010.
ROSA NETO, F.; XAVIER, R. F. C.; SANTOS, A. P. M.; AMARO, K. N.; FLORÊNCIO, R.; POETA, L. S. A lateralidade cruzada e o desempenho da leitura e escrita em escolares. Revista CEFAC, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 864-72, 2013b.
SANTOS, A. M.; NETO, F. R.; PIMENTA, R. A. Avaliação das habilidades motoras de crianças participantes de projetos sociais/esportivos. Motricidade, Ribeira de Pena, v. 9, n. 2, p. 51-61, 2013.
SANTOS, C. R.; SILVA, C. C.; DAMASCENO, M. L.; MEDINA-PAPST, J.; MARQUES, I. Efeito da atividade esportiva sistematizada sobre o desenvolvimento motor de crianças de sete a 10 anos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 29, n. 3, p. 497-506, 2015.
SILVA, M. N. S.; DOUNIS, A. B. Perfil do desenvolvimento motor de crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de Maceió, AL. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos, v. 22, n. 1, p. 63-70, 2014.
SOUZA, A.; SOUZA, W. C.; REISER, F. C.; RUSENHACK, M. C.; JIMÉNEZ, J. M.; MASCARENHAS, L. P. G. Perfil do desenvolvimento motor de alunos de oito anos de escolas públicas estaduais de São Bento do Sul - SC. Revista Pesquisa em Fisioterapia, São Paulo, v. 5, n. 3, p. 230-6, 2015.
TANI, G. Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e problemas de investigação. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, Coruña, v. 2, n. 2, p. 199-215, 1998.
TANI, G.; BASSO, L.; CORRÊA, U. C. O ensino do esporte para crianças e jovens: considerações sobre uma fase do processo de desenvolvimento motor esquecida. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 339-50, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Direitor Autorais Partilhados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.