Interfaces entre pesquisa e extensão: uma proposta de ressignificação da formação em educação física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p273

Palavras-chave:

extensão, formação, educação física

Resumo

Objetivo: O objetivo deste artigo é potencializar a discussão dos possíveis desdobramentos para ressignificar a formação continuada de professores, a partir dos estudos produzidos no Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação (GPEFE). Com isso, relatamos a experiência do projeto de extensão Ressignificando a Educação Física Escolar (REFE), da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel), o qual destina-se a trabalhar com a formação inicial e continuada, pelo intercâmbio de saberes entre professores da Educação básica e acadêmicos de graduação e pós-graduação em Educação Física. Métodos: Foram realizadas duas formações destinadas aos professores da rede municipal do Capão do Leão (RS), tendo como tema principal o ensino através do jogo. Nas formações foram abordados os princípios do esporte educacional, critérios para escolha do bom jogo, variações e atividades para espaços reduzidos. As formações contaram também com a participação de acadêmicos da licenciatura em Educação Física da ESEF/UFPel e foram conduzidas por membros do REFE. Adotou-se o método de ensino do esporte, proposto pelo Instituto Esporte & Educação, com a vivência de jogos e explicações acerca da proposta metodológica. Resultados: Além da troca de saberes ocorrida durante a formação, os professores avaliaram os encontros como muito produtivos, identificando que através dos jogos as expectativas foram atingidas, relacionando a troca de conhecimentos e as novas experiências com a qualificação da prática pedagógica. Conclusão: Acredita-se na importância da oferta de formação para professores das diferentes redes de ensino que leve em consideração os saberes e experiências desses profissionais, possibilitando, assim, um diálogo entre universidade e escola.

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Publicado

31.05.2019

Como Citar

ILHA, F. R. da S.; AFONSO, M. da R.; SILVA, P. da R. L. da; SANTOS, L. L. dos; MONTIEL, F. C. Interfaces entre pesquisa e extensão: uma proposta de ressignificação da formação em educação física escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 273–280, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p273. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21971. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional

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