Leitura de jogo e tomada de decisão: elementos táticos do jogo nos esportes coletivos
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p69Palavras-chave:
leitura de jogo, tomada de decisão, esportes coletivos.Resumo
INTRODUÇÃO: A Pedagogia do Esporte se configura como uma área de conhecimento que se dedica em estudar as práticas esportivas e compreendê-las em sua complexidade. Os esportes coletivos, nesse contexto, vêm ganhando destaque, bem como alguns dos elementos táticos que compõem o jogo, como a Leitura de Jogo e a Tomada de Decisão. OBJETIVO: A partir disso, essa pesquisa objetiva discorrer, junto a literatura da área, sobre os conceitos de Leitura de Jogo e Tomada de Decisão nos esportes coletivos, alicerçados nos conhecimentos da Pedagogia do Esporte. MÉTODOS: Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica, cujas principais fontes utilizadas foram livros, capítulos de livros e artigos científicos. RESULTADOS: Desse modo, foi possível constatar que os elementos táticos de Leitura de Jogo e Tomada de Decisão influenciam diretamente no desenvolvimento e aprimoramento dos processos cognitivos dos jogadores quando imersos no contexto esportivo. De acordo com pesquisas da área, tais processos cognitivos se fazem essenciais para que o jogador solucione os problemas emergentes dos esportes coletivos, alicerçado em uma gama de informações do ambiente. CONCLUSÃO: Por meio desta pesquisa e dos conceitos por ela abordados, foi possível apontar conhecimentos necessários à atuação dos jogadores nos mais diversos esportes coletivos, assim como orientar o trabalho pedagógico de professores ou treinador em sua atuação profissional.
Downloads
Referências
AFONSO, J.; GARGANTA, J.; MESQUITA, I. A tomada de decisão no desporto: o papel da atenção, da antecipação e da memória. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desenvolvimento Humano, Florianópolis, v. 14, n. 5, p. 592-601, 2012.
BALZANO, O. N. Metodologia dos Jogos Condicionados para o Futsal e Educação Física Escolar. Várzea Paulita: Fontoura, 2012.
BARBANTI, V. J. Dicionário de Educação Física e Esporte. Barueri: Manole, 2011.
BENTO, J. O. Contexto da Pedagogia do Desporto: perspectivas e problemáticas. Lisboa: Livros Horizonte, 1999.
BENTO, J. O. Desporto, saúde, vida: em defesa do desporto. Lisboa: Livros Horizonte, 1991.
BUNKER, D.; THORPE, R. A model for the teaching of games in secondary schools. Bulletin of Physical Education, Spring, v. 18, n. 1, p. 5-8, 1982.
COSTA, I. T. da; CARDOSO, F. Avaliação da cognição no futebol: limitações e avanços científicos. In: NASCIMENTO, J. V. do; RAMOS, V.; TAVARES, F. (Orgs.). Jogos desportivos: formação e investigação. Florianópolis: Udesc, 2013. p. 225-46.
DEMO, P. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009.
FLORES-MENDOZA, C. E.; NASCIMENTO, E. Inteligência: o construto melhor investigado em psicologia. Boletín de Psicologia, La Rioja, v. 1, n. 114, p. 37-64, 2001.
GALATTI, L. R. Pedagogia do Esporte: o livro didático como um mediador no processo de ensino e aprendizagem de jogos esportivos coletivos. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
GALATTI, L. R.; FERREIRA, H. B.; SILVA, Y. P. G.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos jogos esportivos coletivos. Conexões, Campinas, v. 6 n. esp., p. 397-408, 2008.
GALATTI, L. R.; REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R.; SEOANE, A. M. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física, Maringá, v. 25, n. 1, p. 153-62, 2014.
GALATTI, L. R.; SERRANO, P.; SEOANE, A. M.; PAES, R. R. Pedagogia do Esporte e Basquetebol: aspectos metodológicos para o desenvolvimento motor e técnico do atleta em formação. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 79-93, 2012.
GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Orgs.). O ensino dos jogos desportivos coletivos. 2. ed. Lisboa: Universidade do Porto, 1998. p. 11-25.
GARGANTA, J.; OLIVEIRA, J. Estratégia e tática nos jogos desportivos Coletivos. In: OLIVEIRA, J.; TAVARES, F. (Orgs.). Estratégia e tática nos jogos desportivos coletivos. Portugal: Minerva, 1996. p. 7-23.
GIUSTI, J. G. M.; GALATTI, L. R.; VOSER, R. C.; AZEVEDO, M. R. O ensino do esporte através do jogo: análise, possibilidades e desafios na educação física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 433-45, 2017.
GRAÇA, A.; MESQUITA, I. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 7, n. 3, p. 401-21, 2007.
GRECO, P. J. Cogni(a)ção: conhecimento, processos cognitivos e modelos de ensino-aprendizagem-treinamento para o desenvolvimento da criatividade (tática). Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 4, n. 2, p. 56-9, 2004.
GRECO, P. J. Conhecimento tático-técnico: eixo pendular da ação tática (criativa) nos jogos esportivos coletivos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, n. 5, p. 210-2, 2006a.
GRECO, P. J. Conhecimento técnico-tático: o modelo pendular do comportamento e da ação tática nos esportes coletivos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte e Exercício, Brasília, v. 0, n. 1, p. 107-29, 2006b.
GRECO, P. J. Iniciação Esportiva Universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
GRECO, P. J. Métodos de Ensino-aprendizagem-treinamento nos Jogos esportivos coletivos. In: GARCIA, E. S.; LEMOS, K. L. M. (Orgs.). Temas atuais VI em educação física e esportes. Belo Horizonte: Health, 2001. p. 48-72.
GRECO, P. J.; BENDA, R. N. Iniciação esportiva universal. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
JIMÉNEZ, F. J. Análisis estructural de las situaciones de enseñanza en los desportes colectivos. Acción Motriz, Gran Canaria, n. 6, p. 39-57, 2011.
LAGARDERA, F.; LAVEGA, P. Introducción a la Praxiología Motriz. Barcelona: Paidotribo, 2003.
LANES, B. M.; RIBAS, J. F. M. As Interações Motrizes do Voleibol e o Método Situacional: reflexões para o processo de ensino-aprendizagem. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 220-30, 2018.
LIMA, C. O. V. Desenvolvimento do conhecimento tático declarativo e processual no processo de ensino-aprendizagem-treinamento do voleibol escolar. 2008. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
MATIAS, C. J. A. S. O conhecimento tático declarativo e a distribuição de jogo do levantador de voleibol: da formação ao alto nível. 2009. 260f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Esporte) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
MATIAS, C. J. A. S.; GRECO, P. J. Cognição e ação nos jogos esportivos coletivos. Ciências e Cognição, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 252-71, 2010.
MOURA, C. C.; GALATTI, L. R.; BALBINO, H. F.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: a importância da utilização da situação problema no processo de ensino e aprendizagem dos jogos esportes coletivos. Educação Física em Revista, Brasília, v. 2, n. 1, p. 1-5, 2008.
PAES, R. R. Educação física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas: Ulbra, 2001.
PAES, R. R. Pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: DE ROSE JÚNIOR, D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 89-98.
PARLEBAS, P. Jogos, deportes y sociedade: léxico de Praxiología Motriz. Barcelona: Paidotribo, 2001.
PIMENTEL, R. M.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte e iniciação esportiva tardia: perspectivas a partir da modalidade basquetebol. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 1-15, 2010.
REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013.
RIBAS, J. F. M. Praxiologia motriz e voleibol: elementos para o trabalho pedagógico. Ijuí: Unijuí, 2014.
SALVADOR, A. D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1986.
SAMULSKI, D. M. Psicologia do esporte: manual para a educação física, psicologia e fisioterapia. São Paulo: Manole, 2002.
TAVARES, F.; GRECO, P. J.; GARGANTA, J. Perceber, conhecer, decidir e agir nos jogos desportivos coletivos. In: TANI, G.; BENTO, O. J.; PETERSEN, S. D. R. (Orgs.). Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara, 2006. p. 284-98.
VENDITTI Jr., R.; SOUSA, M. A. Tornando o “jogo possível”; reflexões sobre a Pedagogia do Esporte, os fundamentos dos jogos desportivos coletivos e a aprendizagem motora. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Direitor Autorais Partilhados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.