A língua brasileira de sinais nos cursos de licenciatura em educação física: análise das instituições de ensino superior públicas da região sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p209

Palavras-chave:

Educação Física, Libras, Licenciatura.

Resumo

Introdução: Considerando o Decreto Federal nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, a Língua Brasileira de Sinais passa a ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores. Objetivo: Dessa forma, objetivamos caracterizar a oferta da disciplina de Língua Brasileira de Sinais nos cursos de Licenciatura em Educação Física, nas universidades públicas da região sul do Brasil. Método: Para tanto, procedemos com uma abordagem qualitativa do problema, a nível exploratório e com o delineamento da pesquisa documental. Para a coleta dos dados utilizamos o site do e-MEC, assim, para obter o número total das universidades públicas da região sul, que oferecem o curso de Licenciatura em Educação Física presencial. Resultados: Desse modo, observamos: a) há 16 instituições públicas da região sul do Brasil oferecem o curso de Licenciatura em Educação Física; b) a disciplina de Libras está presente em todas as ementas analisadas; c) O termo mais presente nas ementas é ‘Básico de Libras’; d) constatamos uma variação entre 68h, 40h e até 30h da disciplina; e) em 15 instituições a disciplina de Libras é oferecida na modalidade presencial e uma na modalidade a distância. Conclusão: As experiências da Universidade Estadual de Ponta Grossa e da Universidade Federal do Rio Grande precisam ser mais exploradas, pois, são casos onde o padrão de ensino de libras é singular em relação às demais.

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Biografia do Autor

Renon Carlos Costa Viatroski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Grupo de Estudos Esporte, Lazer e Sociedade

Aluno especial do Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas/UEPG

Alysson Rafael Ribeiro de Pontes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Grupo de Estudos Esporte, Lazer e Sociedade

Mestrando em Ciências Sociais Aplicadas/UEPG

Érica Fernanda de Paula, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Departamento de Educação Física/UEPG

Grupo de Estudos Esporte, Lazer e Sociedade/UEPG

Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas/UEPG

Diego Petyk de Sousa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Departamento de Educação Física/UEPG

Grupo de Estudos Esporte, Lazer e Sociedade/UEPG

Doutorando em Ciências Sociais Aplicadas/UEPG

Alfredo Cesar Antunes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Departamento de Educação Física/UEPG

Grupo de Estudos Esporte, Lazer e Sociedade/UEPG

Professor adjunto da UEPG

Docente do Mestrado e Doutorado Interdisciplinar, em Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, sociologia e representações sociais.

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Publicado

11.06.2019

Como Citar

VIATROSKI, R. C. C.; PONTES, A. R. R. de; PAULA, Érica F. de; SOUSA, D. P. de; ANTUNES, A. C. A língua brasileira de sinais nos cursos de licenciatura em educação física: análise das instituições de ensino superior públicas da região sul do Brasil. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 209–215, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p209. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/22027. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional