Dança: um conteúdo desafiador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p55

Palavras-chave:

Dança, Ensino Fundamental e Médio, Educação Física Escolar.

Resumo

INTRODUÇÃO: A dança surge como um conteúdo desafiador, pois enfrenta, geralmente, três barreiras iniciais, sendo elas: insegurança dos docentes em desenvolvê-la, resistência por parte dos alunos e contexto estrutural das escolas. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi relatar uma experiência de ensino da dança na Educação Física Escolar. A experiência foi desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de São José (SC). MÉTODOS: Quanto ao desenvolvimento desta experiência, destaca-se que o conteúdo dança foi aplicado no primeiro semestre de 2018, entre os meses de abril a julho (totalizando 48 aulas). No que se refere ao planejamento das atividades, para atender as expectativas dos alunos e para um sucesso no desenvolvimento da dança, pensou-se em realizá-lo por etapas, as quais envolveram estratégias específicas para atender aos objetivos propostos, dividindo-os em: atividades rítmicas, ritmos musicais e apresentação de dança para a comunidade escolar. RESULTADOS: Os resultados foram positivos, pois as crianças estavam com maior conhecimento acerca dos ritmos musicais, com maior controle do corpo na execução das coreografias e com atitudes cooperativas e solidárias entre eles. O conteúdo foi para além do âmbito motor, superando o preconceito, a timidez, os fracassos, proporcionando aos alunos aprenderem através da dança a respeitar o outro, a solidariedade com os colegas, a diversidade cultural presente nos ritmos, a igualdade de gênero, enfim um emaranhado de relações, de informações e de conhecimentos que são elementos importantes para a formação do cidadão. CONCLUSÃO: Conclui-se que a dança pode ser desenvolvida através de experiências diversificadas, que visam orientar os alunos na descoberta de suas habilidades. 

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Biografia do Autor

Juliana Regina Guimarães, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Mestre em Ciências do Movimento Humano

Heloise Mariano Bianchini, Prefeitura Municipal de São José (SC)

Professora de Educação Física

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Publicado

11.02.2020

Como Citar

GUIMARÃES, J. R.; BIANCHINI, H. M. Dança: um conteúdo desafiador. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 55–60, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p55. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/22089. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência