Dança: um conteúdo desafiador
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p55Palavras-chave:
Dança, Ensino Fundamental e Médio, Educação Física Escolar.Resumo
INTRODUÇÃO: A dança surge como um conteúdo desafiador, pois enfrenta, geralmente, três barreiras iniciais, sendo elas: insegurança dos docentes em desenvolvê-la, resistência por parte dos alunos e contexto estrutural das escolas. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi relatar uma experiência de ensino da dança na Educação Física Escolar. A experiência foi desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de São José (SC). MÉTODOS: Quanto ao desenvolvimento desta experiência, destaca-se que o conteúdo dança foi aplicado no primeiro semestre de 2018, entre os meses de abril a julho (totalizando 48 aulas). No que se refere ao planejamento das atividades, para atender as expectativas dos alunos e para um sucesso no desenvolvimento da dança, pensou-se em realizá-lo por etapas, as quais envolveram estratégias específicas para atender aos objetivos propostos, dividindo-os em: atividades rítmicas, ritmos musicais e apresentação de dança para a comunidade escolar. RESULTADOS: Os resultados foram positivos, pois as crianças estavam com maior conhecimento acerca dos ritmos musicais, com maior controle do corpo na execução das coreografias e com atitudes cooperativas e solidárias entre eles. O conteúdo foi para além do âmbito motor, superando o preconceito, a timidez, os fracassos, proporcionando aos alunos aprenderem através da dança a respeitar o outro, a solidariedade com os colegas, a diversidade cultural presente nos ritmos, a igualdade de gênero, enfim um emaranhado de relações, de informações e de conhecimentos que são elementos importantes para a formação do cidadão. CONCLUSÃO: Conclui-se que a dança pode ser desenvolvida através de experiências diversificadas, que visam orientar os alunos na descoberta de suas habilidades.
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