Avaliação da aprendizagem na educação física escolar: caminhos percorridos e desafios atuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p119
Agências de fomento
Fundação Araucária

Palavras-chave:

Avaliação, Aprendizagem, Educação Física, Prática Pedagógica.

Resumo

INTRODUÇÃO: Ao longo da trajetória histórica da educação física os professores seguiram por diferentes caminhos e enfrentaram inúmeros desafios para avaliar a aprendizagem dos estudantes. OBJETIVO: Nesse sentido, esse estudo buscou analisar os caminhos percorridos e os desafios que se aprensentam para a avaliação da aprendizagem dos estudantes ao longo do tempo na área da educação física escolar. MÉTODOS: Para tanto, foram consultadas obras científicas e analisados documentos oficiais normativos da educação brasileira, que permitiram elaborar conclusões acerca do tema de estudo. RESULTADOS: Inicialmente os professores caminharam pela via quantitativa para avaliar a aprendizagem, valorizando o desempenho físico, motor ou técnico. Contudo, ao longo do tempo a via qualitativa também foi incorporada pelos professores, que passaram a analisar a evolução e a participação dos alunos nas aulas. Com as mudanças paradigmáticas e conceituais relativas à avaliação, os professores sentiram a necessidade de modificar práticas avaliativas já estabelecidas e desafiados a reconhecer a avaliação como um dos elementos constituintes do processo de ensino, pois ele possibilita orientar e aprimorar a aprendizagem. Assim, as práticas seletivas ou classificatórias de avaliação foram repensadas e os professores desafiados a adotar uma perspectiva formativa de avaliação, sendo um elemento de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem tanto para o professor quanto para o aluno. CONCLUSÃO: Os desafios, que se apresentaram no decorrer do tempo e ainda permanecem nos dias atuais para a avaliação dos estudantes, exige dos professores o reconhecimento da necessidade de discutir, refletir e diversificar as estratégias avaliativas. Para tanto, se torna necessário ampliar os espaços e momentos de reflexão ou trocas de experiência sobre o tema, tanto na formação inicial quanto na prática pedagógica, assim como aumentar a produção científica e de pesquisas sobre o tema, para fortalecer as discussões e fomentar mudanças nas práticas avaliativas da educação física escolar.

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Biografia do Autor

Evandra Hein Mendes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: voleibol, avaliação, didática, prática pedagógica, estágio supervisionado, prática de ensino, ginástica rítmica, natação, dança e formação inicial

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora Doutora do Departamento de Educação Física da UEM e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UEM/UEL

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Publicado

30.12.2019

Como Citar

MENDES, E. H.; BARBOSA-RINALDI, I. P. Avaliação da aprendizagem na educação física escolar: caminhos percorridos e desafios atuais. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 119–123, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p119. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23051. Acesso em: 8 out. 2024.