Educação física no ensino médio: experiências educativas inspiradas pelos ensinamentos freireanos
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p49Palavras-chave:
Educação Física, Ensino Médio, Princípios Ético-Crítico-Políticos.Resumo
OBJETIVO: Relatar uma experiência educativa, produzida nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, que foi inspirada pela educação libertadora de Paulo Freire. MÉTODO: O projeto ocorreu com uma turma do 3º ano do curso de Eletrônica integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo, durante o ano de 2019. RESULTADOS: Os alunos e as alunas vivenciaram jogos, brincadeiras, lutas, danças, ginásticas e esportes de diferentes culturas, refletiram sobre os conhecimentos históricos, econômicos, políticos, sociais, biológicos e fisiológicos que atravessam as manifestações da cultura corporal e produziram conhecimentos sobre as práticas corporais. CONCLUSÃO: Ao final do relato, foram construídos princípios ético-crítico-políticos que podem inspirar a prática político-pedagógica dos docentes de Educação Física progressistas.
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