Educação física no ensino médio: experiências educativas inspiradas pelos ensinamentos freireanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p49

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio, Princípios Ético-Crítico-Políticos.

Resumo

OBJETIVO: Relatar uma experiência educativa, produzida nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, que foi inspirada pela educação libertadora de Paulo Freire. MÉTODO: O projeto ocorreu com uma turma do 3º ano do curso de Eletrônica integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo, durante o ano de 2019. RESULTADOS: Os alunos e as alunas vivenciaram jogos, brincadeiras, lutas, danças, ginásticas e esportes de diferentes culturas, refletiram sobre os conhecimentos históricos, econômicos, políticos, sociais, biológicos e fisiológicos que atravessam as manifestações da cultura corporal e produziram conhecimentos sobre as práticas corporais. CONCLUSÃO: Ao final do relato, foram construídos princípios ético-crítico-políticos que podem inspirar a prática político-pedagógica dos docentes de Educação Física progressistas.

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Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (CEFET/SP)

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Valdilene Aline Nogueira, Universidade São Judas (USJ)

Mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas. Docente da rede municipal de São Paulo e da Universidade de Guarulhos

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Publicado

04.02.2020

Como Citar

MALDONADO, D. T.; NOGUEIRA, V. A. Educação física no ensino médio: experiências educativas inspiradas pelos ensinamentos freireanos. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 49–54, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p49. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23502. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência