Domínios motivacionais apresentados por mulheres com sobrepeso participantes de um projeto de exercícios físicos durante 45 dias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2022.24215
Agências de fomento
UFCAT

Palavras-chave:

Motivação, Mulheres, Sobrepeso.

Resumo

OBJETIVO: Identificar os domínios motivacionais que exercem influência para prática de exercício físico em mulheres com sobrepeso participantes de um programa de exercícios físicos sistematizados durante 45 dias.
MÉTODO: Participaram 26 mulheres adultas com sobrepeso, com idade de 35±4,83 anos, residentes na cidade de Catalão - GO. Foram incluídas mulheres que apresentaram uma participação assídua no referido projeto, durante 45 dias, com a frequência de cinco vezes/semana, durante uma hora. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se um roteiro de anamnese e o Inventário IMPRAF-126. Os dados foram analisados quantitativamente, mediante demonstração de gráficos, frequência relativa e absoluta.
RESULTADOS: Os domínios “Saúde”, “Estética” e “Prazer” motivaram “muitíssimo” as participantes a envolverem-se assiduamente no Programa de Exercícios Físicos. O domínio “Controle do Estresse” apresentou divergência de opiniões, contudo aliviar a angústia e a ansiedade motivaram “muitíssimo” as participantes a permanecer no programa. De outra parte, os domínios “Competitividade” e “Sociabilidade” foram apontados como elementos que causaram “pouquíssima” motivação na busca pelo programa.
CONCLUSÃO: Os domínios Saúde, Estética e Prazer representaram os reais domínios de motivação apresentados pelas mulheres com sobrepeso participantes do estudo, indicando a consciência das participantes em relação à importância dessas atividades para a promoção da saúde, melhora estética e ainda, houve prazer em realizá-las.

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Biografia do Autor

Jalusa Andréia Storch, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Brasil

Docente do departamento de Educação Física da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão

Karolline Vaz Ribeiro, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Brasil

Licenciada em Educação Física, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão

Bruno Martins Borges, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Brasil

Acadêmico do curso de Educação Física, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão

Lucas Martins Mesquita, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Brasil

Acadêmico do curso de Educação Física, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão

Rosana Farias Lima Pires, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Brasil

Acadêmica do curso de Educação Física, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão

Leandro Gomes Rodrigues, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Brasil

Acadêmico do curso de Educação Física, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão

Thais de Sousa Santos, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Brasil

Acadêmica do curso de Educação Física, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão

Gabriela Simone Harnisch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

Docente do curso de Educação Física / Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Douglas Roberto Borella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

Docente do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Leomar Cardoso Arruda, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Brasil

Docente do departamento de Educação Física da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão

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Publicado

31.01.2022

Como Citar

STORCH, J. A.; RIBEIRO, K. V.; BORGES, B. M.; MESQUITA, L. M.; LIMA PIRES, R. F.; RODRIGUES, L. G.; SANTOS, T. de S.; HARNISCH, G. S.; BORELLA, D. R.; ARRUDA, L. C. Domínios motivacionais apresentados por mulheres com sobrepeso participantes de um projeto de exercícios físicos durante 45 dias. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 20, p. e–24215, 2022. DOI: 10.36453/cefe.2022.24215. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24215. Acesso em: 3 nov. 2024.