Crianças com baixo desempenho em atividades cotidianas tendem a apresentar baixo desempenho escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p137

Palavras-chave:

Comportamento Motor, Desempenho Escolar, Crianças.

Resumo

OBJETIVO: Relacionar o desempenho motor com o desempenho escolar de crianças de sete a 10 anos.
MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa descritiva de corte transversal, composta por 680 escolares do ensino fundamental I do município de São José (SC). As crianças foram avaliadas por meio do Teste Motor e a Lista de Checagem do Movement Assessment Battery for Children Second Edition – MABC-2. O Desempenho Escolar foi verificado por meio do boletim individual, fornecido pela escola, do qual foram utilizados os conceitos atribuídos aos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Utilizou-se o Statistical Package for Social Sciences - SPSS versão 20.0 for Windows para análise dos dados e para a realização do teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov. Para a estatística descritiva foram feitos os testes de médias, medianas, frequências e desvios-padrão, máximos e mínimos. Para análise inferencial foram utilizados o teste U de Mann-Whitney para verificar diferença entre grupos, e Qui-Quadrado e Pearson para verificar associação entre grupos e ajuste residual para a tendência de associação, além da regressão logística. Foi considerado o nível de significância de 5%.
RESULTADOS: Crianças com baixo desempenho escolar em português, apresentaram maiores médias nas habilidades de cuidado pessoal (1,69±1,99; p=0,012), de sala de aula (1,78±2,16; p=0,002) e recreativas/educação física (1,80±2,11; p=0,028), em ambientes estáveis. Em ambiente dinâmico houve diferença das médias apenas nas habilidades de cuidado pessoal/sala de aula (português: 2,70±2,56; p=0,001; matemática: 2,64±2,55; p=0,003).
CONCLUSÃO: Crianças com baixo desempenho nas atividades cotidianas são mais propensas a apresentar baixo desempenho acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robert Edward Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Tailine Lisboa, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda no Programa de Pós Graduação de Ciências do Movimento (PPGCMH) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestra pelo Programa de Pós Graduação de Ciências do Movimento (PPGCMH) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Manuela Castro Braz, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestranda no Programa de Pós Graduação de Ciências do Movimento (PPGCMH) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Carina Raffs Leite, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda no Programa de Pós Graduação de Ciências do Movimento (PPGCMH) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrado no Programa de Pós Graduação de Ciências do Movimento (PPGCMH) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Walan Robert da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestrado e cursando Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharel em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor no Curso de Educação Física - Bacharelado e Licenciatura - Centro Universitário Avantis (UNIAVAN). 

Thais Silva Beltrame, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil (2000) Professor Efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina , Brasil. Coordenadora do Laboratório de Distúrbios da Aprendizagem e do Desenvolvimento (LADADE).

Referências

ALLOWAY, T. P.; ARCHIBALD, L. Working memory and learning in children with developmental coordination disorder and specific language impairment. Journal of Learning Disabilities, New York. v. 41, n. 3, p. 251-62, 2008.

APA. American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 5. ed. Washington: American Psychiatric Association, 2013.

BERNINGER, V. Coordinating transcription and text generation in working memory during composing: automatized and constructive processes. Learning Disability Quarterly, New York, v. 22, n. 2, p. 99-112, 1999.

BERNINGER, V. W.; NIIELSON, K. H.; ABBOTT, R. D.; WIJSMAN, E.; RASKIND, W. Writing problems in developmental dyslexia: under-recognized and undertreated. Journal of School Psychology, Rockville, v. 46, n. 1, p. 1-21. 2008.

CAMERON, C. E; MURRAH, W. M.; GRISSMER, D.; BROCK, L. L.; BELL, L. H.; WORZALLA, S. L; MORRISON, F. J. Fine motor skills and executive function both Contribute to Kindergarten Achievement. Child Development, Washington, v. 83, n. 4, p. 1229-44, 2012.

CHENG, H. C.; CHEN, J. Y.; TSAI, C. L.; SHEN, M. L.; CHERNG, R. J. Reading and writing performances of children 7–8 years of age with developmental coordination disorder in Taiwan. Research in Developmental Disabilities, Rockville, v. 32, n. 6, p. 2589-94, 2011.

DEWEY, D.; KAPLAN, B. J.; CRAWFORD, S. G.; WILSON, B. N. Developmental coordination disorder: Associated problems in attention, learning, and psychosocial adjustment. Human Movement Science, Rockville, v. 21, n. 5-6, p. 905-18, 2002.

DIAMOND, A. interrelation of motor development and cognitive development and of the cerebellum and prefrontal cortex. Child Development, Washington, v. 71, n. 1, p. 44-56, 2000.

ESTEBAN, M. T. Exigências democráticas/exigências pedagógicas: avaliação. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 29, n. 148, p. 3-6, 2000.

FEDER. K. P.; MAJNEMER, A. Handwriting development, competency, and intervention. Developmental Medicine and Child Neurology, Rockville, v. 49, n. 4, p. 312-7, 2007.

GALLAHUE, D. L; OZMUN, J. C; GOODWAY, D. J. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. São Paulo: Artmed; 2013.

GERMANO, G. D.; PINHEIRO, F. H.; OKUDA, P. M. M.; CAPELLLINI, A. S. Percepção viso-motora de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. CoDAS, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 337-41, 2013.

HENDERSON, S. E.; SUGDEN, D. A.; BARNETT, A. L. Movement assessment battery for children-2. 2. ed. Londres: Pearson Assessment, 2007.

JOLLY, C.; HURON, C.; ALBARET, J. M.; GENTAZ, É. Analyse comparative des tracés de lettres cursives d’une enfant atteinte d’un trouble d’acquisition de la coordination et scolarisée en CP avec ceux d’enfants ordinaires de GSM et de CP. Psychologie Française, Grenoble, v. 55, n. 2, p. 145-70, 2010.

KAKKEBECH, T. H.; EGLOFF, K.; CAFLISCH, J.; CHAOUCH, A.; ROUSSON V, LARGO, R. H.; OG, J. Similarities and dissimilarities between the movement ABC-2 and the Zurich neuromotor assessment in children with suspected developmental coordination disorder. Research in Developmental Disabilities, Louisiana, v. 35, n. 11, p. 3148-55, 2014.

KAPLAN, B. J.; WILSON, N. B.; DEWEY, D.; CRAWFORD, S. G. DCD may not be a discrete disorder. Human Movement Science, Salt Lake City, v. 17, n. 4, p. 471-90, 1998.

KELLOGG, R. T. Training writing skills: a cognitive developmental perspective. Journal of Writing Research, Calgary, v. 1, n. 1, p. 1-26, 2008.

LINGAM, R.; GOLDING, J.; JONGMANS, M. J.; HUNT, L. P.; ELLIS, M.; EMOND, A. The association between developmental coordination disorder and other developmental traits. Pediatrics, Illinois, v. 126, n. 5, p. e1109–e1118, 2010.

LUIZ, R. R.; MAGNANINI, M. M. F. A lógica da determinação do tamanho da amostra em investigações epidemiológicas. Cadernos de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 9-28, 2000.

LUO, Z.; JOSE, P. E.; HUNTSINGER, C. S.; PIGOTT, T. D. Fine motor skills and mathematics achievement in East Asian American and European American kindergartners and first graders. British Journal of Developmental Psychology, London, v. 25, n. 4, p. 595-614, 2007.

MACHACON, L. M. N.; BELTRAN, Y. H.; CLAROS, J. A. V. Correlación entre perfil psicomotor y rendimiento lógico-matemático en ninõs de 4 a 8 años. Revista Cienciae Salude, Bogotá, v. 11, n. 2, p. 185-94, 2013.

MEDINA-PAPST, J.; MARQUES, I. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldade de aprendizagem. Revista Brasileira de Cineamtropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 36-42, 2010.

MILLER, L.; MISSIUNA, C.; MACNAB, J.; MALLOY-MILLER, T.; POLATAJKO, H. Clinical description of children with developmental coordination disorder. Canadian Journal of Occupational Therapy, Quebec, v. 68, n. 1, p. 5-15, 2001.

NOBRE, F. S.S.; BANDEIRA, P.F.R; VALENTINI, N.C. Desempenho escolar associado ao desempenho motor e ao sexo em diferentes subculturas nordestinas. Journal of Human Growth Development, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 213-8, 2017.

O’HARE, A.; KHALID, S. The association of abnormal cerebellar function in children with developmental coordination disorder and reading difficulties. Dyslexia, Brighton, v. 8, n. 4, p. 234-48, 2002.

OLIVEIRA, K. L.; BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. Leitura e desempenho escolar em português e matemática no ensino fundamental. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 18, n. 41, p. 531-40, 2008.

PIETERS, S.; DESOETE, A.; VAN WAELVELDE, H.; VANDERSWALMEN, R.; ROEYERS, H. Mathematical problems in children with developmental coordination disorder. Research in Developmental Disabilities, Rockville, v. 33, n. 4, p. 1128-35, 2012.

RADOMSKI, M. V.; LATHAM, T. C. A. Occupational therapy for physical dysfunction. Ottawa: Lippincott Williams e Wilkins, 2008.

RAMUS F.; PIDGEON E.; FRITH U. The relationship between motor control and phonology in dyslexic children. Journal of Child Psychology Psychiatry, London, v. 44, n. 5, p. 712-22, 2003.

ROSENBLUM, S.; LIVNEH-ZIRINSKI, M. Handwriting process and product characteristics of children diagnosed with developmental coordination disorder. Human Movement Science, Rockville, v. 27, n. 2, p. 200-14, 2008.

ROSENBLUM, S.; MARGIEH, J. A.; ENGEL-YEGER, B. Handwriting features of children with developmental coordination disorder - results of triangular evaluation. Research in Developmental Disabilities, Rockville, v. 34, n. 11, p. 4134-41, 2013.

SILVA, C. M. M.; CARMO, A. J.; MORALES, A. P.; SILVA, V. F. Multidisciplinaridade na prática: relação entre educação física e matemática e suas colaborações multas no desenvolvimento cognitivo e escolares da educação infantil. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 1-4, 2009.

SILVA, J.; BELTRAME, T. S.; OLIVEIRA, A. V. P.; SPERANDIO, F. F. Dificuldades motoras e de aprendizagem em crianças com baixo desempenho escolar. Journal of Human Growth and Development, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 41-6, 2012.

STOCK, P.; DESOETE, A.; ROEYERS, H. Detecting children with arithmetic disabilities from kindergarten: Evidence from a 3-year longitudinal study on the role of preparatory arithmetic abilities. Journal of Learning Disabilities, Rockville, v. 43, n. 3, p. 250-68, 2010.

VALENTINI, N.C.; RAMALHO, M.H.; OLIVEIRA, M.A. Movement assessment battery for children-2: translation, reliability, and validity for Brazilian children. Research in Developmental Disabilities, Rockville, v. 35, n. 3, p. 733-40, 2014.

VISSER, J. Developmental coordination disorder: a review of research on subtypes and comorbidities. Human Movement Science, Rockville, v. 22, n. 4-5, p. 479-93, 2003.

WAAL, E; PIENAAR, A. E; COERZEE, D. Perceptual-motor contributors to the association between developmental coordination disorder and academic performance: north-west child health, integrated with learning and developmental study. South African Journal of Childhood Education, Johannesburg, v. 8, n. 2, p. 1-11, 2018.

WANG, T.; TSENG, M.; WILSON, B.; HU, F. Functional performance of children with developmental coordination disorder at home and at school. Developmental Medicine and Child Neurology, Rockville, v. 51, n. 10, p. 817-25, 2009.

WESTENDORP, M.; HARTMAN, E.; HOUWEN, S.; SMITH, J.; VISSCHER C. The relationship between gross motor skills and academic achievement in children with learning disabilities. Research in Developmental Disabilities, Rockville, v. 32, n. 6, p. 2773-9, 2011.

Downloads

Publicado

15.07.2020

Como Citar

SILVEIRA, R. E.; LISBOA, T.; CASTRO BRAZ, M.; RAFFS LEITE, C.; DA SILVA, W. R.; SILVA BELTRAME, T. Crianças com baixo desempenho em atividades cotidianas tendem a apresentar baixo desempenho escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 2, p. 137–143, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p137. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24296. Acesso em: 29 mar. 2024.