A aula de educação física no ensino médio: um panorama da participação dos alunos da região da Grande Dourados - MS
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n3.p79Palavras-chave:
Educação Física, Ensino Médio, Qualidade de vidaResumo
OBJETIVO: O objetivo desta pesquisa foi apresentar a percepção dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física (EF).
MÉTODOS: Este estudo é de natureza qualitativa do tipo descritiva, participaram 452 alunos regulamente matriculados no ensino médio de 5 escolas da rede pública da região de Dourados (MS). O questionário utilizado foi criado por Darido (2004) e adaptado pelos autores, continha 17 questões e foi aplicado em formulário online.
RESULTADOS: Constatou-se que os alunos do Ensino Médio participantes da pesquisa tem uma opinião positiva sobre a disciplina e participam das aulas, no entanto, não a consideram relevante para seu aprendizado. Verificou-se também que muitos alunos não praticam atividades físicas fora da escola.
CONCLUSÃO: Concluiu-se que há a necessidade de promover maior envolvimento de professores e alunos para o reconhecimento da importância da disciplina EF a fim de que ela, a partir da escola, ofereça diversificação de conteúdos e motivação para a prática, auxiliando também na conscientização da importância de uma vida ativa (aliada a outros fatores) para uma boa qualidade de vida.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. M. de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
BRACHT, V. A Educação física no ensino fundamental. I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – perspectivas atuais, Belo Horizonte, novembro de 2010. Anais eletrônicos... Belo Horizonte, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7170-3-6-educacao-fisica-ensino-fundamental-walter-bracht/file. Acessado em: 20 de junho de 2015.
BRANDOLIN, F.; KOSLINSKI, M. C.; SOARES, A. J. G. A percepção dos alunos sobre a educação física no ensino médio. Revista da Educação Física, Maringá, v. 26, n. 4, p. 601-10, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base – Ensino Médio. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acessado em: 02 de dezembro de 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais (Ensino Médio) – Linguagens, Código e suas Técnologias. Brasília, DF, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf. Acessado em: 10 de julho de 2018.
CARDOSO, A. G.; NUNEZ, P. R. M. Percepção dos alunos do ensino médio em relação às aulas de educação física. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v. 13, n. 4, p. 125-32, 2014.
CORDOVIL, A. D. P. R.; GOMES, C. F.; MOREIRA, E. C.; DA SILVA, M. C. R. O espaço da educação física na escola: um estudo sobre os conteúdos das aulas no Ensino Médio. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, p. 842-7, 2015.
DAMASCENO, A. L.; DE FREITAS, J. F. F.; LEONARDI, T. J. A motivação na participação dos alunos de 7º e 9º ano nas aulas de educação física. Horizontes, Dourados, v. 4, n. 8, p. 171-9, 2016.
DARIDO, S. C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação física e Esporte, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004.
FARIAS, L. S., W.; DE FREITAS, J. F. F.; IWAMOTO, V.; LEVANDOSKI, G.; LEONARDI, T. J. Educação Física Escolar nos anos finais do Ensino fundamental e a prática de atividades físicas for a da escola. Revista de Educação do Vale do São Francisco, Petrolina, v. 7, n. 12, p. 163-76, 2017.
FERREIRA, M. L. dos S.; GRAEBNER, L.; MATIAS, T. S. Percepção de alunos sobre as aulas de educação física no ensino médio. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 734-50, 2014.
MARTINS, A. B. R.; FREIRE, E. S. O envolvimento dos alunos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 760-74, 2013.
MELO, R. F. A evasão escolar nas aulas de educação física no ensino médio. 2013. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Gradualçao em Educação Física) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2013.
PINTO, C. G. S.; MAREGA, M.; CARVALHO, J. A. M.; CARMONA, F. G.; LOPES, C. E. F.; CESCHINI, F. L.; BOCALINI, D. S.; FIGUEIRA JUNIOR, A. J. Physical activity as a protective factor for development of non-alcoholic fatty liver in men. Einstein, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 34-40, 2015.
PUSSIELDI, G. A.; SILVA, F. J.; PEREIRA, D. A. A. O impacto das aulas de educação física no nível de atividade física, estado de humor e qualidade de vida de adolescentes escolares. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 2, p. 73-83, 2018.
RIPARI, R.; BARROS, M. J. A.; FREITAS, J. F. F.; LEONARDI, T. J. Educação física escolar sob o olhar dos alunos do ensino médio. Educación Física y Ciencia, La Plata, v. 20, n. 2, p. e049 (1-12), 2018
SAMPAIO, J. M. F.; NASCIMENTO, P. R. B. Possibilidades didáticas as aulas de Educação Física: o conteúdo “exercício físico e saúde” no ensino médio. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon v. 16, n. 2, p. 113-8, 2018.
SANTOS, V. F.; VIEIRA, A. O; MELLO, A. da S.; SCHNEIDER, O.; NETO, A. F.; DOS SANTOS, W. Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno. Revista da Educação Física, Maringá, v. 25, n. 4, p. 539-53, 2014.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação. 2. ed. São Paulo: SE, 2011.
SOUZA, F. T. R. de; PAGANI, M. M. A educação física escolar do ensino médio: a ótica do aluno. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop, v. 2, n. 2, p. 109-19, 2012.
TEIXEIRA, F. A.; FOLLE, A. Percepção de alunos do ensino fundamental sobre aulas de educação física ministradas por estudantes estagiários. Caderno de Educação Física, Marechal Cândido Rondon, v. 10, n. 18, p. 39-45, 2011.
WANDERLEY JR., E. S.; CEZAR, E. H. A. A educação física como disciplina formadora no ensino médio/técnico: investigando a sua relevância. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 11, n. 2, p. 49-59, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Direitor Autorais Partilhados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.