A aula de educação física no ensino médio: um panorama da participação dos alunos da região da Grande Dourados - MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n3.p79
Agências de fomento
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC/UFGD, CAPES

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio, Qualidade de vida

Resumo

OBJETIVO: O objetivo desta pesquisa foi apresentar a percepção dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física (EF).
MÉTODOS: Este estudo é de natureza qualitativa do tipo descritiva, participaram 452 alunos regulamente matriculados no ensino médio de 5 escolas da rede pública da região de Dourados (MS). O questionário utilizado foi criado por Darido (2004) e adaptado pelos autores, continha 17 questões e foi aplicado em formulário online.
RESULTADOS: Constatou-se que os alunos do Ensino Médio participantes da pesquisa tem uma opinião positiva sobre a disciplina e participam das aulas, no entanto, não a consideram relevante para seu aprendizado. Verificou-se também que muitos alunos não praticam atividades físicas fora da escola.
CONCLUSÃO: Concluiu-se que há a necessidade de promover maior envolvimento de professores e alunos para o reconhecimento da importância da disciplina EF a fim de que ela, a partir da escola, ofereça diversificação de conteúdos e motivação para a prática, auxiliando também na conscientização da importância de uma vida ativa (aliada a outros fatores) para uma boa qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crislaine Amelia de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal da Grande Dourados

Josiane Fujisawa Filus de Freitas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação, Curso de Educação Física, Universidade Federal da Grande Dourados

Cassia Cristina Furlan, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação, Curso de Educação Física, Universidade Federal da Grande Dourados

Referências

ANDRADE, M. M. de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BRACHT, V. A Educação física no ensino fundamental. I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – perspectivas atuais, Belo Horizonte, novembro de 2010. Anais eletrônicos... Belo Horizonte, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7170-3-6-educacao-fisica-ensino-fundamental-walter-bracht/file. Acessado em: 20 de junho de 2015.

BRANDOLIN, F.; KOSLINSKI, M. C.; SOARES, A. J. G. A percepção dos alunos sobre a educação física no ensino médio. Revista da Educação Física, Maringá, v. 26, n. 4, p. 601-10, 2015.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base – Ensino Médio. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acessado em: 02 de dezembro de 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais (Ensino Médio) – Linguagens, Código e suas Técnologias. Brasília, DF, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf. Acessado em: 10 de julho de 2018.

CARDOSO, A. G.; NUNEZ, P. R. M. Percepção dos alunos do ensino médio em relação às aulas de educação física. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v. 13, n. 4, p. 125-32, 2014.

CORDOVIL, A. D. P. R.; GOMES, C. F.; MOREIRA, E. C.; DA SILVA, M. C. R. O espaço da educação física na escola: um estudo sobre os conteúdos das aulas no Ensino Médio. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, p. 842-7, 2015.

DAMASCENO, A. L.; DE FREITAS, J. F. F.; LEONARDI, T. J. A motivação na participação dos alunos de 7º e 9º ano nas aulas de educação física. Horizontes, Dourados, v. 4, n. 8, p. 171-9, 2016.

DARIDO, S. C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação física e Esporte, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004.

FARIAS, L. S., W.; DE FREITAS, J. F. F.; IWAMOTO, V.; LEVANDOSKI, G.; LEONARDI, T. J. Educação Física Escolar nos anos finais do Ensino fundamental e a prática de atividades físicas for a da escola. Revista de Educação do Vale do São Francisco, Petrolina, v. 7, n. 12, p. 163-76, 2017.

FERREIRA, M. L. dos S.; GRAEBNER, L.; MATIAS, T. S. Percepção de alunos sobre as aulas de educação física no ensino médio. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 734-50, 2014.

MARTINS, A. B. R.; FREIRE, E. S. O envolvimento dos alunos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 760-74, 2013.

MELO, R. F. A evasão escolar nas aulas de educação física no ensino médio. 2013. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Gradualçao em Educação Física) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2013.

PINTO, C. G. S.; MAREGA, M.; CARVALHO, J. A. M.; CARMONA, F. G.; LOPES, C. E. F.; CESCHINI, F. L.; BOCALINI, D. S.; FIGUEIRA JUNIOR, A. J. Physical activity as a protective factor for development of non-alcoholic fatty liver in men. Einstein, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 34-40, 2015.

PUSSIELDI, G. A.; SILVA, F. J.; PEREIRA, D. A. A. O impacto das aulas de educação física no nível de atividade física, estado de humor e qualidade de vida de adolescentes escolares. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 2, p. 73-83, 2018.

RIPARI, R.; BARROS, M. J. A.; FREITAS, J. F. F.; LEONARDI, T. J. Educação física escolar sob o olhar dos alunos do ensino médio. Educación Física y Ciencia, La Plata, v. 20, n. 2, p. e049 (1-12), 2018

SAMPAIO, J. M. F.; NASCIMENTO, P. R. B. Possibilidades didáticas as aulas de Educação Física: o conteúdo “exercício físico e saúde” no ensino médio. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon v. 16, n. 2, p. 113-8, 2018.

SANTOS, V. F.; VIEIRA, A. O; MELLO, A. da S.; SCHNEIDER, O.; NETO, A. F.; DOS SANTOS, W. Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno. Revista da Educação Física, Maringá, v. 25, n. 4, p. 539-53, 2014.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação. 2. ed. São Paulo: SE, 2011.

SOUZA, F. T. R. de; PAGANI, M. M. A educação física escolar do ensino médio: a ótica do aluno. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop, v. 2, n. 2, p. 109-19, 2012.

TEIXEIRA, F. A.; FOLLE, A. Percepção de alunos do ensino fundamental sobre aulas de educação física ministradas por estudantes estagiários. Caderno de Educação Física, Marechal Cândido Rondon, v. 10, n. 18, p. 39-45, 2011.

WANDERLEY JR., E. S.; CEZAR, E. H. A. A educação física como disciplina formadora no ensino médio/técnico: investigando a sua relevância. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 11, n. 2, p. 49-59, 2013.

Downloads

Publicado

15.12.2020

Como Citar

SOUZA, C. A. de; FREITAS, J. F. F. de; FURLAN, C. C. A aula de educação física no ensino médio: um panorama da participação dos alunos da região da Grande Dourados - MS. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 3, p. 79–85, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n3.p79. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/25012. Acesso em: 4 nov. 2024.