A facilitação de uma comunidade de prática de professores de natação: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021191.a26639Palavras-chave:
Natação, Comunidade de prática, desenvolvimento profissional.Resumo
INTRODUÇÃO: Comunidades de prática são grupos de profissionais que compartilham de um mesmo interesse. Um elemento essencial para conduzi-las é o facilitador. Este, tem a função de organizar os encontros, estimular a cooperação e auxiliar os membros na aprendizagem profissional.
OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada na facilitação de uma comunidade de prática de professores de natação.
MÉTODOS: Foi realizado um estudo descritivo na modalidade de relato de experiência do facilitador de uma comunidade de prática professores de natação. Participaram desta comunidade três professores, um que atuou como facilitador e duas professoras de natação infantil com aproximadamente dois anos de experiência. A sistematização das atividades teve como base a Pedagogia da Facilitação.
RESULTADOS: Foram relatadas as experiências do facilitador em cada etapa da Pedagogia da Facilitação. Na introdução, o facilitador expôs a proposta da comunidade de prática e junto com as professoras definiram a organização dos encontros. No questionamento, o facilitador indagou as professoras sobre os problemas enfrentados na atuação profissional e definiram uma estratégia para solucioná-los. Na experimentação, as professoras aplicaram a estratégia na prática. Na avaliação, o facilitador levantou questionamentos sobre as estratégias utilizadas e junto com as professoras avaliaram as experiências. No aprendizado, o facilitador propôs que as professoras refletissem sobre todos os encontros realizados e a influência sobre o novo conhecimento adquirido. O compartilhamento foi realizado informalmente após a aplicação da estratégia na prática.
CONCLUSÃO: Ao perfazer todas as etapas da Pedagogia da Facilitação, pode-se concluir que as professoras participantes da comunidade de prática conseguiram identificar os problemas que enfrentam na prática, definir estratégias para solucioná-los, experimentá-las e avaliar todo o processo na aprendizagem de novas estratégias. Desse modo, pode-se afirmar que a utilização da Pedagogia da Facilitação como uma proposta adequada a sistematização das atividades de uma comunidade de prática.
Downloads
Referências
BRASIL, V. Z.; RAMOS, V.; DA SILVA DE BARROS, T. E.; GODTSFRIEDT, J.; VIEIRA DO NASCIMENTO, J. A trajetória de vida do treinador esportivo: as situações de aprendizagem em contexto informal. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 815-29, 2015.
CALLARY, B.; WERTHNER, P.; TRUDEL, P. Exploring coaching actions based on developed values: A case study of a female hockey coach. International Journal of Lifelong Education, Nottingham, v. 32, n. 2, p. 209-29, 2013.
CULVER, D.; TRUDEL, P. Clarifying the concept of communities of practice in sport. International Journal of Sports Science & Coaching, Teller Road, v. 3, n. 1, p. 1-10, 2008.
GOODYEAR, V. A.; CASEY, A.; KIRK, D. Tweet me, message me, like me: Using social media to facilitate pedagogical change within an emerging community of practice. Sport, Education and Society, London, v. 19, n. 7, p. 927-43, 2014.
HADAR, L. L.; BRODY, D. L. Interrogating the role of facilitators in promoting learning in teacher educators’ professional communities. Professional Development in Education, Leeds, v. 46, n. 1, p. 1-14, 2020.
LIMA, W. U.; BORGES, G. Manual formativo da metodologia Gustavo Borges. 3. ed. São Paulo: BPR, 2006.
LUGUETTI, C.; ARANDA, R.; ENRIQUEZ, O. N.; OLIVER, K. L. Developing teachers’ pedagogical identities through a community of practice: Learning to sustain the use of a student-centered inquiry as curriculum approach. Sport, Education and Society, London, v. 24, n. 8, p. 1-12, 2018.
METZLER, M. W. Instructional models for physical education. 3. ed. Scottsdale: Holcomb Hathaway, 2011.
NELSON, L.; CUSHION, C.; POTRAC, P. Formal, non formal and informal coach learning: a holistic conceptualization. International Journal of Sports Science and Coaching, Leeds, v. 1, n. 3, p. 247-59, 2006.
POEKERT, P. The pedagogy of facilitation: Teacher inquiry as professional development in a Florida elementary school. Professional Development in Education, Leeds, v. 37, n. 1, p. 19-38, 2011.
RISTOW, L.; BACKES, A. F.; BIANCHESSI, D.; BRASIL, V. Z.; DA ROSA, R. S.; CARDOSO, J.; RAMOS, V. Comunidade de prática na formação e desenvolvimento profissional na educação física: uma metassíntese. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 3, p. 117-23, 2020.
RUFINO, L. G. B.; DE SOUZA NETO, S. Novos modelos curriculares para a Educação Física brasileira: resenha do livro “Instructional Models for Physical Education - 3. ed”. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 47, p. 290-304, 2016.
TANNEHILL, D.; MAcPHAIL, A. Teacher empowerment through engagement in a learning community in Ireland: Working across disadvantaged schools. Professional Development in Education, Leeds, v. 43, n. 3, p. 334-52, 2017.
TRUDEL, P.; GILBERT, W. Coaching and coach education. In: KIRK, D.; McDONALD, D.; O’SULLIVAN, M. (Ed.). Handbook of Physical Education. London: Sage, 2006. p. 516-39.
TSANGARIDOU, N. Teachers’ beliefs. In: KIRK, D.; McDONALD, D.; O’SULLIVAN, M. (Ed.). Handbook of Physical Education. London: SAGE, 2006. p. 486-501.
WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
WENGER, E.; McDERMOTT, R. A.; SNYDER, W. Cultivating communities of practice: A guide to managing knowledge. Harvard Business Press, 2002.
WENGER, E.; TRAYNER, B.; DE LAAT, M. Promoting and assessing value creation in communities and networks: A conceptual framework. The Netherlands: Ruud de Moor Centrum, Heerlen, v. 20, p. 2010-11, 2011.
YOON, K.; ARMOUR, K. M. Mapping physical education teachers’ professional learning and impacts on pupil learning in a community of practice in South Korea. Physical Education and Sport Pedagogy, London, v. 22, n. 4, p. 427-44, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Direitor Autorais Partilhados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.