Associação entre atividade física e hábitos alimentares em escolares entre 11 a 17 anos de idade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n2.27188

Palavras-chave:

Atividade física, Hábitos alimentares, Adolescentes

Resumo

OBJETIVO: Associar a prevalência de Atividade Física com os hábitos alimentares em escolares de ambos os sexos com idades entre 11 a 17 anos em duas escolas públicas da cidade de Ponta Grossa, Paraná, Brasil. 
MÉTODOS: A amostra foi composta por 177 escolares de ambos os sexos, de duas escolas públicas da cidade de Ponta Grossa, utilizou-se o questionário WebCas, para analisar os dados foram distribuídos em medidas de tendência central e dispersão, e recorreu-se ao teste de Qui-quadrado. 
RESULTADOS: O número final do estudo foi de 153 participantes, sendo 52,9% do sexo masculino, com média de idade de 14,3 anos (±2,0). O nível de Atividade Física da amostra em geral foi insuficientemente ativo (63,4%). Em relação aos hábitos alimentares em uma proporção de consumo semanal, os percentuais mais elevados foram direcionados ao consumo adequado de refrigerantes (69,9%), doces (64,7%), salgados e frituras (81,7%), e ao consumo inadequado de frutas (60,8%) e verduras (53,6%). A associação do nível de Atividade Física aos hábitos alimentares apresentou resultados significativos ao consumo de refrigerantes (p=0,03). 
CONCLUSÃO: Conclui-se, sobre a atividade física insuficiente e o baixo consumo de frutas entre os escolares, porém a associação foi significativa com o nível de Atividade Física e o consumo de refrigerantes. Sugere-se novos estudos, especialmente de intervenção que abordem a influência do nível de Atividade Física e dos hábitos alimentares dos indicadores de saúde entre os escolares.

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Biografia do Autor

Rosimeide Francisco Legnani, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2015). Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Paraná (2004). Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo/RS (1998) e Faculdades Reunidas de Admin. Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas/PR (2000). Membro do Centro de Estudos Atividade Física e Saúde (CEAFS- UFPR). Membro do GEPAFE-tec (UTFPR - Curitiba). A ênfase do trabalho está pautada em Saúde e Qualidade de Vida, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamentos de crianças e adolescentes em relação ao estilo de vida e saúde, ritmo e dança, ginástica de academia e atividade física de forma geral.

Eva Luziane Denkewicz Gustave, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Pós graduação latu sensu em Educação Inclusiva pela Faculdade Batista de Minas Gerais (2020). Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2019). Acadêmica em Bacharelado em Educação física pela Universidade Cesumar - Unicesumar (2020). Mestranda em Educação física pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná  (2021).

Diogo Bertella Foschiera, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Graduado em Educação Física pelo Instituto Federal do Paraná (2013). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luiz (2017). Docente efetivo do Curso de Educação Física do Instituto Federal do Paraná/IFPR - Campus Palmas. Mestrando em Educação Física (Ciências do Movimento Humano) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR/ Curitiba. Experiência na área de Educação Física, com ênfase em formação de docentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia do Esporte, esporte e exercício físico.

Gabriel Ressetti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (ITFPR)

Graduando em Educação Física - Bacharelado, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Filipe Ferreira da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (ITFPR)

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (2010) e Especialização em Fisiologia do Exercício pela PUC/PR (2013). Atualmente é professor de Educação Física na Prefeitura Municipal de Curitiba. Está cursando Mestrado em Educação Física na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Elto Legnani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (ITFPR)

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1989), Especialização em Treinamento Desportivo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Especialização em Avaliação da Performance Motora pela Universidade Estadual de Londrina (1993), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2012). É Professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua no ensino da graduação (Educação Física), lecionando as seguintes disciplinas: Futebol e Futsal. Orienta nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Biomédicas e Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua em duas linhas de pesquisa: Saúde (comportamentos relacionados à saúde em crianças e adolescentes); e Esporte (treinamento físico, técnico e tático no futsal e futebol, controle de cargas de treinamento e desenvolvimento e validação de instrumentos na área da saúde e do Esporte.

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Publicado

09.08.2021

Como Citar

LEGNANI, R. F.; GUSTAVE, E. L. D.; FOSCHIERA, D. B.; RESSETTI, G.; SILVA, F. F. da; LEGNANI, E. Associação entre atividade física e hábitos alimentares em escolares entre 11 a 17 anos de idade. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 2, p. 65–70, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n2.27188. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27188. Acesso em: 25 abr. 2024.