A inclusão de alunos com TEA nas aulas de educação física pelo âmbito dos profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2022.27556

Palavras-chave:

Autismo, Educação Física escolar, Inclusão

Resumo

INTRODUÇÃO: A educação inclusiva garante o direito de todo indivíduo ao ensino regular. A princípio, afirma-se que o TEA é um transtorno que afeta indivíduos de diferentes formas, de modo leve ao severo, além de déficits inesperados como na comunicação social, interações sociais e no comportamento. Dessa forma, nas aulas de Educação Física o professor deve proporcionar atividades corporais que possibilitem uma atitude de respeito, aceitação e solidariedade promovendo positivamente a inclusão.
OBJETIVO: O objetivo deste estudo centra-se em buscar informações sobre a inclusão de alunos com TEA nas aulas de Educação Física observando o âmbito do profissional, reunindo conhecimento que pode ajudar no trabalho do professor de Educação Física mediante a inclusão.
MÉTODOS: A pesquisa foi realizada por intermédio de métodos como revisão de bibliografia, com cunho exploratório privilegiando a plataforma Scielo e CAPES, com refino em trabalhos dos últimos cinco anos.
RESULTADOS: De acordo com os estudos encontrados na pesquisa, os profissionais de Educação Física, de forma geral, relatam dificuldades em trabalhar com alunos com TEA como falta de diagnóstico e formação inadequada apesar de reconhecerem a importância da inclusão e do papel do profissional no processo.
CONCLUSÃO: Infere-se, portanto, que muitos desafios abarcam a inclusão de alunos com TEA nas aulas de Educação Física e que o professor é a peça principal no processo, contudo existem o relato das dificuldades de trabalhar com o público supracitado. Logo, apontam a importância da formação continuada e assinalam que a troca de vivências e experiências entre os profissionais com alunos com TEA pode ser uma ótima ferramenta.

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Biografia do Autor

Paulo Márcio Montserrat, Centro Universitário de Formiga (UNIFOR), Formiga

Professor Mestre do Centro Universitário de Formiga - UNIFOR/MG

Dayane Resende de Castro, Centro Universitário de Formiga (UNIFOR), Formiga

Graduanda em Educação Física, licenciatura pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFOR/MG com previsão de término em 2021.

Samantha Silva Leite, Centro Universitário de Formiga (UNIFOR), Formiga

Graduanda em Educação Física, licenciatura pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFOR/MG com previsão de término em 2021.

Gleuber Henrique Marques-Oliveira, Centro Universitário de Formiga (UNIFOR), Formiga

Graduanda em Educação Física, licenciatura pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFOR/MG com previsão de término em 2021.

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Publicado

27.05.2022

Como Citar

MONTSERRAT, P. M. .; CASTRO, D. R. de; LEITE, S. S.; MARQUES-OLIVEIRA, G. H. A inclusão de alunos com TEA nas aulas de educação física pelo âmbito dos profissionais . Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 20, p. e–27556, 2022. DOI: 10.36453/cefe.2022.27556. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27556. Acesso em: 3 nov. 2024.