Jogada ensaiada: representações sociais da figura do goleiro no futebol brasileiro pós Barbosa
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n2.27702Palavras-chave:
Futebol, Goleiro, RepresentaçõesResumo
INTRODUÇÃO: Este ensaio aborda as representações sociais em torno do papel do goleiro no contexto do futebol brasileiro. O marco temporal é a Copa do Mundo de 1950 pelo impacto histórico e sociocultural que a derrota da seleção brasileira na final no Maracanã teve no cenário nacional à época.
OBJETIVO: Analisa dados e informações de alguns autores sobre a Copa do mundo daquele ano, especialmente sobre a falha do goleiro Barbosa, que foi culpado pela derrota brasileira na final daquela Copa.
MÉTODOS: Análise interpretativa de discursos sobre goleiros na ótica da Teoria do Espaço de Representação do Futebol.
CONCLUSÃO: Conclui que no Brasil, desde o episódio Barbosa, construiu-se uma representação de fundo racista sobre a confiabilidade de goleiros negros, assim como uma exacerbada valorização de goleiros estrangeiros. Discute possíveis caminhos a serem seguidos em pesquisas futuras nesta temática.
Downloads
Referências
ALMEIDA, S. L. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
CAMPOS, F. R. G. O espaço de representação do futebol: uma apreensão do futebol como um elemento sociocultural e espacial. Curitiba: UFPR, 2006.
CAMPOS, F. R. G. O conceito de espaço de representação do futebol como possibilidade para apreensão do futebol profissional e amador como fenômenos da espacialidade. Boletim de Geografia, Maringá, v. 36, n. 2, p. 1-13, 2018.
COELHO, R. D. Presença de goleiros negros no Brasil salta de 12,5% para 31% em oito anos. UOL, 2012. Disponível em: http://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2012/11/17/presenca-de-goleiros-negros-aumenta-mas-eles-ainda-sao-minoria.htm. Acessado em: 22 de junho de 2021
FERREIRA, E. Edílson revolta palmeirenses ao opinar sobre Jailson: “Goleiro negão falha”. In: Fox Sports Rádio, 2018. Disponível em: http://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2018/02/16/edilson-revolta-palmeirenses-ao-opinar-sobre-jailson-goleiro-negao-falha/. Acessado em: 24 de junho de 2021.
FRANCO JUNIOR, H. F. A dança dos deuses: futebol, cultura, sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GUILHERME, P. Goleiros: heróis e anti-heróis da camisa 1. São Paulo: Alameda, 2006.
RIBEIRO, D. A vingança de Barbosa: a luta do goleiro negro por respeito. Carta Capital, 2015. Disponível em: http://observatorioracialfutebol.com.br/a-vinganca-de-barbosa-a-luta-do-goleiro-negro-por-respeito/. Acessado em: 24 de junho de 2021.
RODRIGUES, B. Estigma racista do goleiro negro persiste desde derrota na Copa de 1950. Folha de São Paulo, 2020. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2020/07/estigma-racista-do-goleiro-negro-persiste-70-anos-apos-maracanazo.shtml. Acessado em 22 de junho de 2021.
RODRIGUES FILHO, M. L. O negro no futebol brasileiro. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Direitor Autorais Partilhados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.