Percepção dos responsáveis por crianças com autismo sobre a importância das aulas de educação física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2022.28800

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Educação Física, Crianças

Resumo

INTRODUÇÃO: Embora haja estudos sobre a temática das aulas de Educação Física e Transtorno do Espectro Autista (TEA), o processo de inclusão e a sua concepção segundo aqueles que estão diretamente envolvidos na realidade da criança com TEA, por vezes, parece distante.
OBJETIVO: O objetivo da pesquisa é verificar qual a importância das aulas de Educação Física para crianças com TEA a partir da percepção dos seus pais/responsáveis.
MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Participaram da pesquisa respondendo a um questionário por meio do Google Forms nove pais/responsáveis por crianças com TEA. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa.
RESULTADOS: Verificou-se que as aulas de Educação Física para crianças com TEA são relevantes para o desenvolvimento motor, cognitivo e social, porém, há desafios na consecução do ensino, sendo eles: a qualificação dos profissionais; características individuais das crianças com TEA; e, inclusão social. Manifestou-se que as aulas atuam/ajudam diretamente na interação com outras crianças, no equilíbrio, trabalho em equipe e proporcionam sentimento de felicidade.
CONCLUSÃO: As aulas de Educação Física possibilitam o desenvolvimento da criança com TEA. Esse processo é composto por subjetividades que dependem daqueles que a percebem e do envolvimento da criança consigo, com o meio e com os outros.

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Biografia do Autor

Lucas Barbosa, Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Brusque

Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

Isadora Gallina, Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Brusque

Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

Camila da Cunha Nunes, Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Brusque

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Educação pela FURB e Mestre em Desenvolvimento Regional pela FURB. Graduada em Educação Física. Professora no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

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Publicado

21.06.2022

Como Citar

BARBOSA, L.; GALLINA, I.; NUNES, C. da C. Percepção dos responsáveis por crianças com autismo sobre a importância das aulas de educação física escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 20, p. e–28800, 2022. DOI: 10.36453/cefe.2022.28800. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/28800. Acesso em: 4 nov. 2024.