Uma visão além da prática: análise da produção cientifica sobre o futsal na escola na base de dados Scopus (2016-2020).

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2022.29405

Palavras-chave:

Futsal, Escola, Estado do conhecimento

Resumo

OBJETIVO: O objetivo central do estudo consistiu em identificar o que foi abordado pelos pesquisadores nos anos de 2016-2020 sobre a temática futsal na escola, em uma base de dados de excelência.
MÉTODOS: Para coleta dos dados foram utilizados os procedimentos do estado de conhecimento, para análise dispôs-se da Análise de Conteúdo.
RESULTADOS: Após a categorização dos estudos coletados, identificou-se que o futsal foi abordado por temáticas variadas, sendo elas: Ensino; Aspectos fisiológicos, técnicos e táticos; Futsal e a interdisciplinaridade. Percebeu-se também que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), ainda não se tornou uma referência central no desenvolvimento desta modalidade no contexto escolar.
CONCLUSÃO: Contudo, os estudos nacionais e internacionais coadunam com algumas proposições presentes neste documento, o que permite afirmar que é possível a realização de um trabalho pedagógico comum básico para esta temática, independente das inúmeras variáveis que interferem nesta ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEIXANDRE-BENAVENT, R.; GONZÁLEZ, M. M.; ALONSO-ARROYO, A.; GONZÁLEZ DE DIOS, J. Fuentes de información bibliográfica (I). Fundamentos para la realización de búsquedas bibliográficas. Acta Pediátrica Española, Barcelona, v. 69, n. 3, p. 131-6, 2011. Disponível em: <http://repositori.uji.es/xmlui/bitstream/handle/10234/187512/AleixandreR_Fuentes_de_informacio%cc%81n_bibliogra%cc%81fica_%28I%29._Fundamentos_para_la_realizacio%cc%81n_de_bu%cc%81squedas_bibliogra%cc%81ficas.pdf?sequence=1&isAllowed=y>.

ARAÚJO, S. N. de.; ROCHA, L. O.; BOSSLE, F. Sobre a monocultura esportiva no ensino da educação física na escola. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 4, 2018. DOI .

BAGNARA, I. C.; FENSTERSEIFER, P. E. O desafio didático da educação física escolar: planejar, ensinar, avaliar. Educación Física y Ciencia, Ensenada, v. 21, n. 4, p. 102, 2019. DOI: <https://doi.org/10.24215/23142561e102>.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BETTI, M. Educação física e sociologia: novas e velhas questões no contexto brasileiro. In: CARVALHO, Y. M.; RUBIO, K. (Orgs.). Educação física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>.

BRASIL. Educação básica teve 47,3 milhões de matrículas em 2020. Brasil, 20 jan. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2021/01/educacao-basica-teve-47-3-milhoes-de-matriculas-em2020#:~:text=No%20ano%20passado%2C%20existiam%20no,579%20mil%20matr%C3%ADculas%20a%20menos. Acesso em: 21 de outubro de 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmera de Educação Básica. Parecer nº 7, de 7 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de julho de 2010, Seção 1, p. 10. Disponível em: .

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de junho de 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Histórico, Brasília, 2022. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico>. Acessado em: 14 de setembro de 2022.

CORRÊA, U. C.; BASTOS, F. H.; SILVA, S. L.; CLAVIJO, F. A. R.; TORRIANI-PASIN, C. Higher variability in dyadic interaction plays a positive role in the decision making of futsal passing. Kinesiology, Zagreb, v. 52, n. 2, p. 290-8, 2020. DOI <https://doi.org/10.26582/k.52.2.17>.

DA COSTA, L. C. A.; NASCIMENTO, J. V. do; VIEIRA, L. F. Teaching invasive team sports in the school environment: From theory to practice from the perspective of a hybrid model. Journal of Physical Education, Maringá, v. 27, n. 1, e-2079, 2016. DOI: <https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2709>.

DA COSTA, L. A.; MESQUITA, I.; OLIVEIRA, A. B. de; SOUZA, V. M. de. O esporte na educação física escolar: um conteúdo com potencial emancipador. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 4, p. 1077-96, 2018. DOI <https://doi.org/10.22456/1982-8918.77060>.

DE VARGAS, T. G.; MORISSO, M. M.; GONZÁLEZ, F. J.; SAWITZKI, R. L. The sport education experience in physical education classes: using the teaching model in a futsal teaching unit. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 735-48, 2018. DOI <https://doi.org/10.22456/1982-8918.79628>.

EFFENDI, K. N. S.; ZULKARDI PUTRI, R. I. I.; YANIAWATI, P. Developing mathematics worksheet using futsal context for school literacy movement. Journal on Mathematics Education, Palembang v. 10, n. 2, p. 203-14, 2019. Disponível em: <https://ejournal.unsri.ac.id/index.php/jme/article/view/7307/pdf>.

EFFENDI, K. N. S.; ZULKARDI PUTRI, R. I. I.; YANIAWATI, P. The potential effects on junior high school mathematics learning: The reading texts for learning stage of the school literacy movement. In: Journal of Physics: Conference Series. Annals... Bristol, IOP Publishing, 2019. DOI: .

ELSEVIER. Scopus: guia de referência rápida. 2016. Disponível em: <https://www.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Scopus_Guia%20de%20refer%C3%AAncia%20r%C3%A1pida_10.08.2016.pdf>. Acessado em: 10 de dezembro de 2021.

ENDRAWAN, I. B.; MARTINUS, R. S.; AMAR, K. The Relationship of running agility and speed with the ability to dribble the student participants in the extracurricular futsal activities. International Journal of Human Movement and Sports Sciences, San Jose, v. 8, n. 6, p. 68-72, 2020. DOI <https://doi.org/10.13189/saj.2020.080712>.

FERNANDES, A. A relação teoria e prática na educação física escolar: análise a partir da teoria crítica da sociedade. Conexões, Campinas, v. 19, p. e021043, 2021. DOI <https://doi.org/10.20396/conex.v19i00.8666057>.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 3. ed. Rio de Janeiro: Scipione, 1992.

FREITAS JÚNIOR, M. A. de.; FREITAS, G. M. S. de; PELINSKI, P. O estado da arte/Estado do conhecimento: Uma análise das pesquisas esportivas. In: FREITAS JUNIOR, M. A. de; RAUSKI, E. de (Org.). Possibilidades metodológicas para a abordagem do esporte nas ciências sociais. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2018.

FREITAS JUNIOR, M. A; GABRIEL, B. J. Quantas vezes, o que e como a seleção brasileira de futebol feminino foi noticiada? Analisando a cobertura esportiva da Folha de São Paulo em 2015. Recorde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 1-27, 2018. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/17903/10855>.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONZÁLEZ, F. J. Esportivização. In: GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Dicionário crítico da educação física. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2008. p.170-4.

GRECO, P. J.; CONTI, G.; MORALES, J. C. P. Manual de práticas para a iniciação esportiva no Programa Segundo Tempo. Maringá: Eduem, 2013.

HAMMOOD, M. H.; YOUSEF, R. T. The effect of learning exercises through flexible circles on learning some of the composite skills of futsal football for students. Indian Journal of Public Health Research & Development, Noida, v. 10, n. 10, p. 2707-12, 2019. Disponível em: <https://ijphrd.com/scripts/IJPHRD%20October%202019_All%20(1)%20(1).pdf>.

IQBAL, M.; ASMAWI, M.; TANGKUDUNG, J. Investigating the effect of multimedia-based interactive basic techniques on futsal exercise variations. Journal of Physics: Conference Series, Bristol, v. 1402, n. 7, e077082, 2019. DOI: <http://doi.org/10.1088/1742-6596/1402/7/077082>.

MACHADO, A. A.; BEZERRA I. S.; PONCIANO K.; RICA R. L.; GAMA, E. F.; FIGUEIRA JR., F.; GIMENEZ, R.; BOCALINI, D. S. Futsal as a strategy for the improvement of elementary abilities and for the development of the body image in children. Motricidade, Vila Real, v. 14, n. 2-3, p. 11-9, 2018. DOI: <https://doi.org/10.6063/motricidade.12299>.

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-64, 2014. DOI: <https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875>.

MUFATAKHAH, L.; TRIANA REJEKININGSIH, T. Improving student’s social solidarity value awareness through learning community-based mentoring. International Journal of Engineering and Advanced Technology, Telengana, v. 8, n. 1, p. 655-60, 2019. Disponível em: <https://www.ijeat.org/wp-content/uploads/papers/v8i5C/E10530585C19.pdf>.

MUSLIM, E.; TETELEPTA, Y. W., ASYROF, D.D., SHABRINA, G. Biomechanics analysis with optimal combination by using foot and distance when the futsal player passing the ball against the accuracy of the target. In: AIP Conference Proceedings. AIP Publishing LLC, 2019. DOI: <https://doi.org/10.1063/1.5096703>.

OLIOTA-RIBEIRO, L. S.; MACEDO, J. O. R.; MACEDO, R. M.; BEZERRA, A. S.; NETO L. G. H.; NASCIMENTO, M. A. Effect of futsal training on cardiorespiratory resistance in children. Motricidade, Ribeira da Pena, v. 14, n. S1, p. 97-103, 2018. DOI: <http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.14610http://revistas.rcaap.pt/motricidade>.

OLIVEIRA, E. de.; PERUCELLI, T. Etnografia e ciências sociais: Algumas reflexões. In: FREITAS JUNIOR, M. A. de.; RAUSKI, E. de F. (Org.). Possibilidades metodológicas para a abordagem do esporte nas ciências sociais. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2018.

OLIVEIRA, F. V. C. Participação feminina no futsal escolar de Ribeirão Preto: a perspectiva de jogadoras do ensino médio sobre questões de gênero. 2016. 83f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2016. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-26012017-101749/publico/DISSERTACAOMESTRADOflaviavoltaFINALcorrigida.pdf>.

POLOZOV, A. A.; ROLIS, A. V.; MIKHRYAKOV, S. V.; GONCHAROVA, E. A.; POSTNIKOV, M.; NOVIKOVA, T. Y. Team structure optimization using a personal rating calculation in team sports. In: AIP Conference Proceedings. AIP Publishing LLC, 2019. DOI <https://doi.org/10.1063/1.5114449>.

UEDA, L. S. C. MENEGASSI, V. M.; AVELAR, A.; RECHENCHOSKY, L.; SILVA, F. L. O.; BORGES, P. H. Analysis of the execution of core tactical principles and technical efficiency of primary school futsal players. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Florianópolis, v. 22, e65221, 2020. DOI: <https://doi.org/10.1590/1980-0037.2020v22e65221>.

VAGO, T. M. O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente. Movimento, Porto Alegre, v. 3, n. 5, p. 4-17, 1996

VIOTTO FILHO, I. A. T. Sporting activity in the process of building human consciousness: The physical education teacher in schools as mediator of this process. Sports Coaching Review, London, v. 5, n. 2, p. 153-62, 2016. DOI: <http://dx.doi.org/10.1080/21640629.2016.1201357>.

VOSER, R. C.; GIUSTI, J. G. O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2015.

ZORBA, E. Fair play behavior in futsal: study in high school students. Universal Journal of Educational Research, San Jose, v. 6, n. 7, p. 1449-53, 2018. DOI .

Downloads

Publicado

08.11.2022

Como Citar

HABINOSKI, G.; CASSINS MOREIRA DO CARMO, G.; PEDROSO, B.; ARCHANJO DE FREITAS JUNIOR, M. Uma visão além da prática: análise da produção cientifica sobre o futsal na escola na base de dados Scopus (2016-2020). Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 20, p. e–29405, 2022. DOI: 10.36453/cefe.2022.29405. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/29405. Acesso em: 1 maio. 2024.