Uma visão além da prática: análise da produção cientifica sobre o futsal na escola na base de dados Scopus (2016-2020).

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2022.29405

Palavras-chave:

Futsal, Escola, Estado do conhecimento

Resumo

OBJETIVO: O objetivo central do estudo consistiu em identificar o que foi abordado pelos pesquisadores nos anos de 2016-2020 sobre a temática futsal na escola, em uma base de dados de excelência.
MÉTODOS: Para coleta dos dados foram utilizados os procedimentos do estado de conhecimento, para análise dispôs-se da Análise de Conteúdo.
RESULTADOS: Após a categorização dos estudos coletados, identificou-se que o futsal foi abordado por temáticas variadas, sendo elas: Ensino; Aspectos fisiológicos, técnicos e táticos; Futsal e a interdisciplinaridade. Percebeu-se também que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), ainda não se tornou uma referência central no desenvolvimento desta modalidade no contexto escolar.
CONCLUSÃO: Contudo, os estudos nacionais e internacionais coadunam com algumas proposições presentes neste documento, o que permite afirmar que é possível a realização de um trabalho pedagógico comum básico para esta temática, independente das inúmeras variáveis que interferem nesta ação.

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Publicado

08.11.2022

Como Citar

HABINOSKI, G.; CASSINS MOREIRA DO CARMO, G.; PEDROSO, B.; ARCHANJO DE FREITAS JUNIOR, M. Uma visão além da prática: análise da produção cientifica sobre o futsal na escola na base de dados Scopus (2016-2020). Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 20, p. e–29405, 2022. DOI: 10.36453/cefe.2022.29405. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/29405. Acesso em: 3 nov. 2024.