Esgrima na escola: possibilidades para o ensino nas aulas de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2022.29423

Palavras-chave:

Esgrima; Lutas; Educação Física

Resumo

OBJETIVO: : A pesquisa objetivou analisar as contribuições teórico-metodológicas para o ensino da esgrima nas aulas de Educação Física.
MÉTODOS: Para isto, caracteriza-se pela abordagem qualitativa do tipo pesquisa-participante, em que as técnicas para coleta dos dados foram a observação-participante e a filmagem, e, para a análise, nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo do tipo categorial por temática.
RESULTADOS: Durante o processo de ensino-aprendizagem, identificamos contribuições teórico-metodológicas no ensino dessa luta, como o desenvolvimento da pesquisa escolar, da construção de materiais, das estratégias e das habilidades motoras.
CONCLUSÃO: Assim, concluímos que tratar desse conteúdo, nas aulas de Educação Física, corrobora uma ampliação nas possibilidades de práticas corporais a serem vivenciadas pelos estudantes, instigando-os na busca por novos conhecimentos.

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Biografia do Autor

Ho Shin Fú, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, Brasil

Professor do Colégio Cognitivo. Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pó-graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba 

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Publicado

10.10.2022

Como Citar

FÚ, H. S.; BRITO, R. de A. L. e; FIGUEIRÊDO, M. N. L. de .; SILVA, P. H. B. da .; MELO, M. S. T. de . Esgrima na escola: possibilidades para o ensino nas aulas de Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 20, p. e–29423, 2022. DOI: 10.36453/cefe.2022.29423. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/29423. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência