Qualidade de vida de profissionais bacharéis em educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2022.29566

Palavras-chave:

qualidade de vida, educação física, questionário

Resumo

OBJETIVO: O objetivo do estudo foi verificar a qualidade de vida de profissionais bacharéis em Educação Física (EF) atuantes em diferentes contextos, além de comparar a qualidade de vida de acordo com o sexo, faixa etária, tempo de atuação e carga horária semanal de trabalho.
MÉTODOS: Participaram do estudo 58 profissionais de EF (25 homens e 33 mulheres) com média de idade de 29,8±6,7 anos. Foi aplicado uma ficha de anamnese e o questionário World Health Quality of Life versão abreviada (WHOQOL-bref). A normalidade dos dados foi verificada pelo teste de Kolmogorov Smirnov. Para a comparação dos escores de qualidade de vida entre os diferentes grupos foram utilizados o teste de Mann-Whitney para os dados não normais e o teste t de Student para amostras independentes. Além disso, o teste de Friedman foi realizado para a comparação entre os quatro domínios de qualidade de vida. O nível de significância adotado foi de p<0,05.
RESULTADOS: Em relação aos resultados, a qualidade de vida dos profissionais de EF foi satisfatória, no qual o maior escore foi para o domínio social (73,3±14,6), enquanto o menor foi para domínio meio ambiente (62,9±12,9). Além disso, não foram encontradas diferenças significantes para os escores de qualidade de vida entre homens e mulheres, bem como entre os grupos divididos de acordo com a faixa etária, carga horária semanal e o tempo de atuação dos indivíduos.
CONCLUSÃO: Portanto, conclui-se que os escores de qualidade de vida dos profissionais de EF foram elevados e que o sexo, faixa etária, o tempo de atuação e a carga horária semanal não interferiram nos escores dos domínios de qualidade de vida.

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Publicado

03.10.2022

Como Citar

MARTINI SILVA, A. C. .; SEGABINAZI PESERICO, C. Qualidade de vida de profissionais bacharéis em educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 20, p. e–29566, 2022. DOI: 10.36453/cefe.2022.29566. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/29566. Acesso em: 25 abr. 2024.