Atuação em lazer do profissional de educação física: um mar de oportunidades no “Mar de Minas”?
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2023.29936Palavras-chave:
educação física, lazer, atuação profissionalResumo
OBJETIVO: O objetivo geral deste estudo foi compreender as oportunidades de atuação do profissional de educação física com o lazer no contexto do turismo no município de Capitólio (MG).
MÉTODOS: O estudo incorreu na realização de um mapeamento de atrativos turísticos e meios de hospedagem localizados dentro dos limites do município de Capitólio (MG) quanto aos interesses do lazer e oportunidades de atuação do profissional de educação física.
RESULTADOS: Foram mapeados 18 Atrativos Turísticos e 15 Meios de Hospedagem. A grande maioria destes espaços/negócios possuem como enfoque os interesses físico-esportivos, porém não foram encontradas evidências do trabalho de profissionais de educação física nestes locais. Foram identificadas diversas oportunidades de atuação e intervenção do profissional de educação física no lazer, não somente com interesses físico-esportivos.
CONCLUSÃO: O trabalho dos profissionais de educação física oportuniza novas relações envolvendo o lazer e ampliando o mercado de trabalho, qualificando as experiências proporcionadas ao turista, para além dos interesses físico-esportivos. O estudo pode conscientizar diversos atores locais sobre a necessidade da articulação entre o poder público, os negócios locais e até mesmo a universidade para se pensar a atuação profissional em lazer no contexto do turismo.
Downloads
Referências
ANDRADE, E. Guia dos roteiros turísticos do lago de Furnas e do Parque Nacional da Serra Canastra 13/14. Oásis de Minas, n. 1, 2013.
ANDRADE, R. D.; SHWARTZ, G. M.; FELDEN, E. P. G. Variantes socioeconômicas e o envolvimento no lazer: análise com a escala de práticas no lazer (EPL). Licere, v. 21, n. 1, p. 292-312, 2018. DOI: https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1779
ANTUNES, P. C.; NEVES, R. L. R.; FURTADO, R. P. O lazer em ações do ministério da saúde: ênfase no lazer ativo. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, v. 5, n. 2, p. 3-19, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/602
GOMES, C. L. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, v. 1, n. 1, p. 3-20, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/430
GOMES, C. L.; AMARAL, M. Metodologia aplicada ao lazer. Brasília: UniSESI, 2005.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População estimada. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, jul., 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/capitolio/panorama. Acesso em: 07/10/2022.
ISAYAMA, H. F. Atuação do profissional de educação física no âmbito do lazer: a perspectiva da animação cultural. Motriz, v. 15, n. 2, p. 407-13, 2009. DOI: https://doi.org/10.5016/2577
ISAYAMA, H. F.; SÁ, E. P. Lazer, empresa e atuação profissional. v. 12. Brasília: UniSESI, 2006.
KURIMORI, M. R. Análise dos impactos socioambientais do turismo no município de Capitólio - MG. 2018. 120f. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade de São Paulo, Lorena, 2018. Disponível em: http://sistemas.eel.usp.br/bibliotecas/monografias/2018/MEA18004.pdf
MACHADO, A. F.; SOUSA, B. B.; KELMER, M. A. O turismo de natureza em Capitólio – MG: Práticas e impactos. Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação, v. 2, n. 3, p. 86-96, 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/raei/article/view/3245/2315
MELO, V. A. A animação cultural: conceitos e propostas. Campinas: Papirus, 2006.
MELO, V. A.; ALVES JUNIOR, E. D. Introdução ao lazer. Barueri: Manole, 2003.
COB. Comitê Olímpico Brasileiro. Município de Capitólio (MG) vira a ‘casa’ da canoagem velocidade por 30 dias. Portal do Comitê Olímpico do Brasil, 04/02/2021. Disponível em: www.cob.org.br/pt/galerias/noticias/municipio-de-capitolio-mg-vira-a-casa-da-canoagem-velocidade-por-30-dias/. Acesso em: 15/06/2021.
PAIXÃO, J. A. Esportes de aventura como conteúdo possível nas aulas de educação física escolar. Motrivivência, v. 23, n. 50, p. 170-82. 2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n50p170
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPITÓLIO. Portal da Prefeitura Municipal de Capitólio. Disponível em: https://www.capitolio.mg.gov.br/portal/noticias/0/9/936/Atrativos-Turisticos/. Acesso em: 27/09/2021.
SILVA, C. P.; MARQUES, V. G. G.; PINTO, G. B. O participante de lazer esportivo como turista em potencial. Revista Brasileira de Estudos de Lazer, v. 2, n. 3, p. 101-22. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/500/337
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Direitos Autorais Partilhados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.