Relações de gênero sobre os valores morais associados ao fair play de atletas de futebol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30814

Palavras-chave:

Futebol, fair-play, gênero

Resumo

OBJETIVO: Comparar as atitudes de atletas do sexo masculinos e feminino frente a dilemas em situações de jogo de futebol, tomando como referência os valores de honestidade e justiça, sob o ponto de vista do fair play.
MÉTODOS: Os sujeitos da pesquisa foram atletas adolescentes de 16 e 17 anos, vinculados a um clube de futebol do Rio Grande do Sul, Brasil. Trata-se de uma pesquisa comparativa com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas presenciais em que foram apresentados dilemas em situações hipotéticas de jogos de futebol, (1) foram coletadas as respostas dos(as) atletas (2) através das técnicas de análise de discurso foram definidas dimensões de análise e; (3) a partir dessas dimensões foram efetivadas as comparações entre atletas do sexo masculino e feminino.
RESULTADOS: Não encontramos diferenças significativas entre os gêneros nos discursos dos atletas referentes às suas atitudes em relação aos dilemas. A forma de encarar e vivenciar o futebol foi muito parecida. A maioria dos e das atletas mostraram-se mais propensos a não praticar o fair play.
CONCLUSÃO: Não podemos negar que há diferenças biológicas e fisiológicas, mas não há diferença nas formas de viver e encarar esses “futebóis”. Há uma necessidade urgente de um trabalho mais sólido de educação ética e moral, o que não é uma tarefa simples e exige de todos os envolvidos na formação dos jovens atletas. Sendo assim o fair play e o desportivismo não são apenas da responsabilidade do jogador/atleta, mas sim de todos os que estão diretamente ou indiretamente envolvidos.

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Publicado

24.07.2023

Como Citar

NOLL, A.; GAYA, A. Relações de gênero sobre os valores morais associados ao fair play de atletas de futebol. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 21, p. e30814, 2023. DOI: 10.36453/cefe.2023.30814. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/30814. Acesso em: 30 abr. 2024.