Impacto da pandemia por COVID-19 sobre questões econômicas e de marketing dos profissionais de educação física

Autores

  • Tatiana dos Santos Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Jacareí
  • Andressa de Oliveira Ribeiro Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Jacareí
  • Higino Carlos Hahns-Júnior Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto https://orcid.org/0000-0001-7218-1793
  • Michael Macedo Diniz Instituto Federal de São Paulo (IFSP), São José dos Campos https://orcid.org/0000-0003-3853-8749
  • Gislaine Satyko Kogure Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto https://orcid.org/0000-0002-2860-846X
  • Ronan Torres Quintão Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Jacareí
  • Arthur Zecchin Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto https://orcid.org/0000-0002-5970-9466
  • Victor Barbosa Ribeiro Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Jacareí https://orcid.org/0000-0001-8753-7975

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2023.31307
Agências de fomento
WASH/CNPQ, IFSP/CNPQ

Palavras-chave:

educação física, academias de ginástica, marketing, desafios financeiros, COVID-19

Resumo

INTRODUÇÃO: Devido ao cenário pandêmico causado pelo vírus que provoca a doença da COVID-19, diversas medidas de contenção foram tomadas para evitar a propagação do vírus no Brasil. Neste sentido, o distanciamento social foi amplamente recomendado, o que afetou, economicamente, principalmente os segmentos de atividades consideradas não essenciais, como as academias.
OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo analisar sobre questões econômicas e estratégias de marketing adotadas pelos profissionais de educação física da área fitness a fim de entender como esses aspectos se configuraram entre os meses de fevereiro e junho de 2020.
MÉTODOS: Foi aplicado um questionário, por meio da plataforma LimeSurvey, com questões sociodemográficas e relacionadas com a temática desta pesquisa. Para rastreio dos participantes, esses foram recrutados via Instagram e Facebook.
RESULTADOS: Um total de 554 profissionais participaram do estudo. Foi verificado que o mês de abril de 2020 foi o mais prejudicial, que houve queda de receitas, valores de hora-aula, bem como do número de sessões ofertadas. Além disso, a manutenção e captação de novos clientes só ocorreu para uma parcela desses profissionais. Por fim, percebeu-se o aumento da atividade dos profissionais na rede e maior uso, do ponto de vista proporcional, de lives e promoções.
CONCLUSÃO: Em detrimento da pandemia, notaram-se mudanças tanto econômicas quanto de estratégias de marketing dos profissionais de educação física da área fitness, além de que foi preciso realizar adequações e/ou inovações em sua atuação. A redução do preço da hora-aula como estratégia de aumentar a captação de clientes, adoção de atendimentos remotos síncronos e assíncronos e, consequentemente, maior uso de aplicativos, plataformas e/ou softwares para as atividades profissionais figuraram entre as mudanças mais acentuadas.

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Biografia do Autor

Tatiana dos Santos, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Jacareí

Bacharela em Administração - Instituto Federal de São Paulo, campus Jacareí

Andressa de Oliveira Ribeiro, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Jacareí

Bacharela em Administração - Instituto Federal de São Paulo, campus Jacareí

Higino Carlos Hahns-Júnior, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto

Mestrando em Educação Física - Escola de Educação Física e Esportes - USP Ribeirão Preto (EEFERP-USP)

Bacharel em Educação Física - UNIFAFIBE

Michael Macedo Diniz, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), São José dos Campos

Docente do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus São José dos Campos

Doutor e Mestre em Matemática Aplicada – Unicamp

Graduado em Licenciatura em Matemática – UNESP - FEG

Gislaine Satyko Kogure, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto

Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciências da Saúde (Programa de Ginecologia e Obstetrícia) - FMRP-USP

Ronan Torres Quintão, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Jacareí

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Jacareí.

Doutor em Administração com ênfase em Marketing pela EAESP-FGV, com realização de doutorado sanduíche na York University (Schulich School); Pós-doutorado em Antropologia do Consumo. 

Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Logística pela UFMG e Bacharel em Administração pela UFMG. 

Arthur Zecchin, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto

Doutor em Ciências da Saúde (Programa Reabilitação e Desempenho Funcional)

Mestre em Ciências da Saúde (Programa Ginecologia e Obstetrícia)

Victor Barbosa Ribeiro, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Jacareí

Docente do Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Ciências da Saúde (Programa de Ginecologia e Obstetrícia) - FMRP-USP

Mestre em Ciências Biológicas (Programa de Fisiologia) - FMRP-USP

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Publicado

16.10.2023

Como Citar

SANTOS, T. dos; RIBEIRO, A. de O.; HAHNS-JÚNIOR, H. C.; DINIZ, M. M.; KOGURE, G. S.; QUINTÃO, R. T.; ZECCHIN, A.; RIBEIRO, V. B. Impacto da pandemia por COVID-19 sobre questões econômicas e de marketing dos profissionais de educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 21, p. e31307, 2023. DOI: 10.36453/cefe.2023.31307. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/31307. Acesso em: 27 abr. 2024.