O RELATO DE IDOSOS SOBRE A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E O TRABALHO DURANTE O PERÍODO DE COLONIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR.

Autores

  • Arestides Pereira da Silva Júnior
  • Marília Velardi

Palavras-chave:

Atividade física, Trabalho, Idosos.

Resumo

A oralidade através de relatos de histórias vivenciadas por indivíduos é uma das formas de resgatar informações que nem sempre estão presentes em documentos. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar como foi caracterizada a atividade física e o trabalho durante o período de colonização do município de Marechal Cândido Rondon – PR. Para isto, recorreremos ao relato dos participantes de dois Grupos de Convivência de Idosos deste município, denominados “Amizade” e “Paz e Amor”. A pesquisa caracterizou como exploratória com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 16 sujeitos com faixa etária entre 60 e 78 anos, freqüentadores dos dois Grupos de Convivência de Idosos de Marechal Cândido Rondon – PR. Para obtenção dos dados, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com os idosos. A análise dos resultados foi realizada através da categorização das informações provenientes dos discursos dos participantes da pesquisa, confrontando com os referenciais teóricos específicos. Os resultados demonstraram que devido à valorização e a necessidade do trabalho, a prática de atividades físicas não relacionadas ao trabalho estiveram pouco freqüentes na vida dos sujeitos, principalmente pela necessidade de desenvolvimento da localidade no período de colonização do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12.01.2011

Como Citar

SILVA JÚNIOR, A. P. da; VELARDI, M. O RELATO DE IDOSOS SOBRE A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E O TRABALHO DURANTE O PERÍODO DE COLONIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 9, n. 17, p. 45–55, 2011. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/4501. Acesso em: 28 mar. 2024.