Ações do Projeto AMA (Atividade Motora Adaptada) e a caracterização dos participantes com necessidades educacionais especiais

Autores

  • Aline Miranda Strapasson Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas
  • Jalusa Andréia Storch Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas
  • Dcheimy Janayna Baessa Universidade Paranaense (Unipar), Toledo

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2013.v11.n2.p79

Palavras-chave:

Atividade Motora, Esportes, Pessoas com Deficiência.

Resumo

O presente estudo apresenta a caracterização de um projeto de extensão universitária, desenvolvido pelo curso de Educação Física da Universidade Paranaense (UNIPAR), o qual atende várias pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE) do município de Toledo - PR e região, através de Atividades Aquáticas Recreativas, Natação, Capoeira, Tênis de Mesa, Parabadminton e Handebol em Cadeira de Rodas. Caracterizar os participantes do projeto e verificar a percepção dos mesmos em relação aos efeitos promovidos pelas atividades motoras adaptadas ofertadas também fazem parte dos objetivos deste trabalho. Por meio de uma pesquisa de campo, descritiva e com delineamento transversal, foram entrevistados 88 participantes do projeto, todos com NEE. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semi-estruturado, composto por 18 questões abertas e fechadas. De acordo com os participantes, a percepção sobre os benefícios proporcionados pelo Projeto AMA (Atividade Motora Adaptada) foi bastante significativa. Os relatos indicaram incremento no desenvolvimento das habilidades motoras de 100% dos participantes; estímulo para a prática de atividade física (89%); melhora na qualidade de vida e a saúde (78%), promoção da autoestima (77%); otimizou a capacidade de lidar com problemas e com o estresse (75%) e melhoria na execução das Atividades de Vida Diária (51%). Por meio destes resultados, percebe-se a importância das ações desenvolvidas pelo Projeto AMA sobre diversos aspectos da vida e saúde de pessoas com NEE.

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Publicado

24.06.2014

Como Citar

STRAPASSON, A. M.; STORCH, J. A.; BAESSA, D. J. Ações do Projeto AMA (Atividade Motora Adaptada) e a caracterização dos participantes com necessidades educacionais especiais. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 11, n. 2, p. 79–88, 2014. DOI: 10.36453/2318-5104.2013.v11.n2.p79. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/9393. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência