ESTRATÉGIA: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO E SOCIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA REVISTA BRASILEIRA DE ESTRATÉGIA (REBRAE) 2008-2012
Palavras-chave:
Estratégia, Bibliometria, Redes Sociais.Resumo
A compreensão das principais características do desenvolvimento científico das áreas de conhecimento, é de estrema relevância para a identificação de tendências e desafios. Nesse sentido o presente estudo se propõe a analisar as publicações da Revista Brasileira de Estratégia no período de 2008 a 2012, contemplando 14 edições e 99 artigos, procurando evidenciar os principais autores, Instituições de Ensino, obras utilizadas e cooperação entre os autores. Por meio de métodos bibliométricos e de análise de redes sociais, podem-se avaliar os padrões de relações entre autores e coautores. Como resultado, pode-se identificar as principais características das publicações do periódico. Dentre outros, com relação ao mapeamento dos elos relacionais entre os autores, pode-se perceber uma baixa densidade geral (0,0029) evidenciando uma fragilidade inicial de cooperação entre os pesquisadores que publicaram na revista no anos iniciais. Por fim, as considerações finais, abordam a necessidade de se manter mapeada as principais características das publicações da área de estratégia, evidenciando suas tendências e principais desafios.Downloads
Publicado
03-10-2016
Como Citar
BUENO, P. V.; ROCHA, D. T. D.; SILVA, E. D. D.; CRUZ, J. A. W. ESTRATÉGIA: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO E SOCIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA REVISTA BRASILEIRA DE ESTRATÉGIA (REBRAE) 2008-2012. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 84–104, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15206. Acesso em: 3 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.