TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL

Autores

  • Nilton Marques de Oliveira Universidade Federal do Tocantins –UFT
  • Udo Strassburg UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Moacir Piffer UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Agências de fomento

Palavras-chave:

métodos qualitativos, grupo focal, discurso do sujeito coletivo, técnica delphi, etnografia.

Resumo

Este ensaio tem por objetivo apresentar e discutir quatro técnicas de pesquisa qualitativa utilizada nas ciências sociais e humanas: Grupo Focal, Discurso do Sujeito Coletivo, Método Delphi e Etnografia. Utilizou-se de uma metodologia exploratória e à guisa de literatura sobre o tema. As principais conclusões foram: O Grupo Focal é uma reunião de pessoas com o objetivo de discutir e comentar um determinado tema, sendo que o pesquisador deve respeitar o principio da não diretividade. Esta técnica tem sido muito utilizado em pesquisas sociais e pesquisa de mercado. O Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) tem como fundamento a teoria da Representação Social e seus pressupostos sociológicos. O princípio básico, desta técnica, é analisar o material verbal coletado em depoimentos como sua matéria prima, extraindo as Idéias Centrais ou Ancoragens e suas Expressões Chave componde-se de vários discursos-síntese que são os Discursos do Sujeito Coletivo. A técnica Delphi é uma ferramenta de pesquisa qualitativa que objetiva uma igualdade de opiniões de um grupo de especialistas a respeito de um determinado tema e como possibilidade de fazer “cenários futuros”. A pesquisa etnográfica é uma forma específica de investigação qualitativa, esta surgiu nos estudos da Antropologia.

Biografia do Autor

Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins –UFT

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Prof. do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins –UFT, Prof. do Curso de Ciências Econômicas, Bolsista de Produtividade “novos pesquisadores” (UFT/Propesq). 

Udo Strassburg, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Prof. do mestrado em Contabilidade e do curso de Ciências Contábeis da UNIOESTE.

Moacir Piffer, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Desenvolvimento Regional e Prof. do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio.

Downloads

Publicado

02-08-2017

Como Citar

OLIVEIRA, N. M. de; STRASSBURG, U.; PIFFER, M. TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 87–110, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/17496. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)