ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DA REDE MCDONALD’S: UMA ANÁLISE FÍLMICA
Agências de fomento
Palavras-chave:
Franchising, Estratégia Competitiva, Análise Fílmica, McDonald’s, Porter.Resumo
Este estudo, da área de estratégia, teve como objetivo observar as estratégias competitivas das redes de franquias como ferramenta de expansão de negócio. Para tanto, foi utilizada a análise do filme Fome de Poder à luz dos conceitos da estratégia competitiva de Porter (1980) e do modelo de franchising como estratégia de negócio. Como resultados da análise fílmica, pode-se afirmar que a estratégia competitiva utilizada pelo fundador é eficaz, segundo os conceitos de Porter (1980). O modelo de franchising criado por Kroc pré-estabelece ações ofensivas para expansão do restaurante, alcançando uma posição sustentável e lucrativa dentro da indústria de alimentos. A estratégia que mais se destacou no estudo foi a diferenciação, que foi alcançada pelo McDonald’s por meio de várias formas. Ao fim deste trabalho, foi possível compreender como a publicidade induziu os sujeitos à diferenciação e a projeção.Downloads
Publicado
18-09-2019
Como Citar
RIBEIRO, J. E.; MACIEL, C. F.; CARVALHO, G. A. de; CRUZ, I. F. da; RIBEIRO, L. M. D. P.; ARAÚJO, U. P. ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DA REDE MCDONALD’S: UMA ANÁLISE FÍLMICA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 19, n. 36, p. 175 a 196, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/23280. Acesso em: 7 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
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