ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DA REDE MCDONALD’S: UMA ANÁLISE FÍLMICA
Agências de fomento
Palavras-chave:
Franchising, Estratégia Competitiva, Análise Fílmica, McDonald’s, Porter.Resumo
Este estudo, da área de estratégia, teve como objetivo observar as estratégias competitivas das redes de franquias como ferramenta de expansão de negócio. Para tanto, foi utilizada a análise do filme Fome de Poder à luz dos conceitos da estratégia competitiva de Porter (1980) e do modelo de franchising como estratégia de negócio. Como resultados da análise fílmica, pode-se afirmar que a estratégia competitiva utilizada pelo fundador é eficaz, segundo os conceitos de Porter (1980). O modelo de franchising criado por Kroc pré-estabelece ações ofensivas para expansão do restaurante, alcançando uma posição sustentável e lucrativa dentro da indústria de alimentos. A estratégia que mais se destacou no estudo foi a diferenciação, que foi alcançada pelo McDonald’s por meio de várias formas. Ao fim deste trabalho, foi possível compreender como a publicidade induziu os sujeitos à diferenciação e a projeção.Downloads
Publicado
18-09-2019
Como Citar
RIBEIRO, J. E.; MACIEL, C. F.; CARVALHO, G. A. de; CRUZ, I. F. da; RIBEIRO, L. M. D. P.; ARAÚJO, U. P. ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DA REDE MCDONALD’S: UMA ANÁLISE FÍLMICA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 19, n. 36, p. 175 a 196, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/23280. Acesso em: 7 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.