PÓS-MODERNIDADE E A CULTURA DO CONSUMO: IMPACTOS AMBIENTAIS NA CIVILIZAÇÃO TECNOLÓGICA
Palavras-chave:
Sociedade de Consumo, resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, danos ambientais pós-consumo.Resumo
O presente estudo tem por escopo abordar a questão do descarte de lixo, em especial do eletroeletrônico, na pós-modernidade. A eleição do presente tema se justifica em função da combinação de dois fatores característicos das sociedades atuais, a saber: a cultura do consumo e as constantes evoluções tecnológicas, os quais são responsáveis pelo progressivo aumento dos resíduos descartados, causando, consequentemente, graves problemas ambientais. Por tal motivo, questionou-se: como lidar com os impactos ambientais causados pelo contínuo aumento da produção de lixo na contemporaneidade? A hipótese preliminar para tal ponderação demonstrou a necessidade de se agilizar o Direito, edificando determinações legais tais como a lei 12.305/10, capazes de traçar medidas para o gerenciamento dos resíduos produzidos. Deve-se, também, investir em medidas socioeducativas, difundindo-se de forma ampla e efetiva os ideais de consumo sustentável e de responsabilidade pós-consumo. Com o objetivo, pois, de promover a apreciação de tais apontamentos, desenvolveu-se o presente estudo por meio do método dedutivo, tendo-se eleito Zygmunt Bauman como marco teórico. As pesquisas que sustentam as análises ora apresentadas foram efetuadas em doutrinas, periódicos e legislações pertinentes ao tema.Downloads
Publicado
19-12-2016
Como Citar
SANTOS, M. C. D. M. PÓS-MODERNIDADE E A CULTURA DO CONSUMO: IMPACTOS AMBIENTAIS NA CIVILIZAÇÃO TECNOLÓGICA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 90–99, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15767. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.