GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S PARA AS MELHORIAS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Palavras-chave:
Qualidade, Gestão, Programa 5S.Resumo
O presente artigo trata-se do estudo e da coleta de dados a partir do estágio supervisionado que foi realizado na Universidade Federal de Mato Grosso, com o escopo de empregar os conhecimentos adquiridos no curso de Bacharelado em Secretariado Executivo, com o objetivo de propor a gestão de qualidade nos processos administrativos segundo o programa 5S, através da proposta de implantação do programa na Secretaria da Faculdade de Educação Física da UFMT, campus Cuiabá. Para tal intento, a metodologia utilizada foi a de pesquisa aplicada e exploratória, com ênfase no levantamento bibliográfico, empregando de maneira profícua os conhecimentos adquiridos. O 5S é uma ferramenta simples e de baixo custo com grande aplicabilidade de uso em todos os tipos de empresas, públicas e privadas, de grande, pequeno e médio porte sendo com ou sem fins lucrativos. Proporcionando qualidade nos processos e melhoria no clima organizacional sem necessidade de grandes investimentos.Downloads
Publicado
19-12-2016
Como Citar
SILVA FILHO, G. A. D.; FERNANDES, M. D. GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S PARA AS MELHORIAS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 133–150, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15771. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.