SUSTENTABILIDADE E EXTENSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Palavras-chave:
Educação Socioambiental, Extensão, Ecopedagogia.Resumo
Este trabalho registra as situações de aprendizagem e atividades extensionistas desenvolvidas junto à comunidade escolar do Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente-CAIC – São Francisco na cidade de Catalão – GO. O projeto extensionista de Educação Ambiental abrangeu três turmas do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental, incluindo discentes, professores e coordenadores pedagógicos. Utilizando-se de aulas dialogadas, palestras, problematizações e oficinas, orientadas pelos princípios metodológicos da pesquisa-ação e pela perspectiva pedagógica da ecopedagogia, procurou-se sensibilizar alunos e a comunidade escolar sobre a responsabilidade que se deve ter para o destino final do lixo seco e do lixo orgânico. Ainda, procurou-se conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e instrumentalizar este grupo de pessoas para agirem como agentes ecológicos. O resultado apontou para a importância da atuação de universitários na extensão em escolas e organizações sociais para a conscientização e mobilização de conhecimentos a respeito da preservação socioambiental.Downloads
Publicado
19-12-2016
Como Citar
CALAÇA, V. M. P.; AMORIM, F. R. D.; BERTAZZO, C. J.; PATINO, M. T. O.; MARIM, M. M. B. SUSTENTABILIDADE E EXTENSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 170–180, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15782. Acesso em: 8 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.