Perfil dos produtores brasileiros e paraguaios que obtiveram altas produtividades na safra de soja 2016/2017
Profile of brazilian and paraguayan producers who got high productivity in soy safra 2016/2017
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v20i38.18263Palavras-chave:
tecnologia, produção, agricultoresResumo
A Safra brasileira de soja 2016/2017 consolidou-se com recordes de produção e produtividade, assim como no Paraguai que obteve uma excelente safra. Esse fato foi obtido graças a um alto emprego de tecnologia pelos produtores e boas condições climáticas durante a safra. Aproveitando o fato da ocorrência de uma excelente safra de soja, foi realizado um estudo com produtores que se destacaram dos demais com a obtenção de altas produtividades. Com esse estudo objetivou-se analisar o perfil desses produtores numa determinada região do Brasil e do Paraguai, fazendo um comparativo entre os dois casos. Foram encontradas semelhanças entre os produtores quanto ao uso de tecnologia. Em relação ao perfil dos produtores foi observado que os produtores brasileiros são mais dependentes de assistência técnica e dos canais de venda, que são o canal para se manterem atualizados sobre o meio rural. Os produtores são mais independentes das empresas vendedoras de insumos no Paraguai, e utilizam os meios de comunicação para se atualizarem.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.