ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO E A PREVIDÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES EXISTENTES DE APOSENTADORIAS NO BRASIL E SUAS REGRAS
Agências de fomento
Palavras-chave:
Previdência Social, Aposentadoria, Benefício, EnvelhecimentoResumo
O surgimento da aposentadoria foi uma tentativa de acalmar os manifestos ocorridos na Alemanha, no governo Bismarck, para conter as greves e movimentos trabalhistas em que instituiu-se um seguro social. Alguns anos após, no Brasil, adotou-se o mesmo modelo. Ocorreram grandes mudanças desde sua criação até os dias atuais. Os idosos melhoraram sua qualidade de vida, alcançando assim a longevidade. Esse trabalho tem com problema de pesquisa, verificar se no Brasil a população idosa está amparada, através de seus benefícios previdenciários, em caso de doenças, incapacidades e necessidades sociais. Para tanto, objetivo geral é identificar como os idosos estão envelhecendo e pontuar os tipos de aposentadoria. Como objetivos especificos, estabelece-se: identificar como surgiu cada tipo de aposentadoria, demosntrar suas regras e requisitos para cada modalidade, verificar as mudanças ocorridas na legislação, acompanhar as melhorias realizadas a favor do idoso, mostrar a melhora na qualidade de vida da população na terceira idade. Para tal artigo, utilizou-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com método de abordagem indutivo, sua abordagem se enquadra em qualitativa e quantitativa, seu objetivo é exploratório e seus procedimentos técnicos realizada em fontes bibliográficas, apontando que os beneficiários das aposentadorias ganharam proteção assistencial com a implantação da Previdência Social, podendo assim, envelhecer com mais segurança e saúde. A população brasileira aumentou sua quantidade no número de idosos, tornando-se um país idoso. O que influenciou muito para isso foi o acesso a saúde, a educação, o crescimento populacional e o aumento na expectativa de vida.Downloads
Publicado
18-12-2017
Como Citar
BERNARDES, L. dos S.; CASAGRANDE, J. L.; BAINHA, A. ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO E A PREVIDÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES EXISTENTES DE APOSENTADORIAS NO BRASIL E SUAS REGRAS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 145–169, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/18632. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.