Direitos internacionais e a participação ativa de crianças e adolescentes na sua efetivação: o caso de Malala Yousafzai

International rights and the active participation of children and adolescents in their effectiveness: the case of Malala Yousafzai

Autores

  • Gláucia Borges Escola Superior de Criciúma (ESUCRI), mestre em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), email: glauciaborges@icloud.com https://orcid.org/0000-0001-8476-9703
  • Ismael Francisco De Souza Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), doutor em Direito pela Universidade Santa Cruz do Sul (UNISC), email: ismael@unesc.net https://orcid.org/0000-0003-4908-0788

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v20i38.20312
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC, Nucleo de Pesquisa em Política, Estado e Direito.

Palavras-chave:

Crianças e adolescentes, Direitos Humanos, Participação.

Resumo

O presente escrito trata sobre a atuação de crianças e adolescentes como grupo social nas Relações Internacionais, levando-se em consideração os tratados internacionais já firmados. Através do exemplo da militante paquistanesa Malala Yousafzai, se pretende demonstrar a possibilidade e a importância da participação das crianças e dos adolescentes nos espaços de criação dos direitos. Para isso, foi feita uma construção dos mais importantes regulamentos firmados no campo internacional, partindo da Declaração Universal dos Direitos Humanos até a Convenção dos Direitos da Criança de 1989. Depois, foi relatado o caso Malala Yousafzai e, por fim, feita discussão sobre a importância da presença de crianças e adolescentes na efetivação dos direitos internacionais. O método utilizado foi o dedutivo e, de procedimento, os métodos histórico e monográfico, utilizando-se da técnica de pesquisa bibliográfica.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

BORGES, G.; DE SOUZA, I. F. Direitos internacionais e a participação ativa de crianças e adolescentes na sua efetivação: o caso de Malala Yousafzai: International rights and the active participation of children and adolescents in their effectiveness: the case of Malala Yousafzai. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 20, n. 38, p. 278–290, 2021. DOI: 10.48075/csar.v20i38.20312. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/20312. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)