A TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO E SUA RELEVÂNCIA PARA AS DECISÕES ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGICAS DE PRODUZIR OU TERCEIRIZAR DIANTE DA LEI N. 13.429 DE 31 DE MARÇO DE 2017
Agências de fomento
Palavras-chave:
Custos de Transação, Terceirização, Eficiência.Resumo
A teoria econômica está em constante evolução, visto que as firmas objetivam estabelecer maneiras de aumentar a eficiência e, consequentemente, minimizar custos em suas operações. Nesse diapasão, a teoria dos Custos de Transação, cujo pensamento inicial surgiu com Ronald Coase em sua obra “The nature of the firm” e, posteriormente, se desenvolveu com Williamson, parte do pressuposto de que os custos que uma firma possui não se restringem aos custos de produção, existindo também custos de transação, envolvendo custos tanto ex ante quanto ex post ao processo produtivo. Custos esses que devem ser levados em consideração para uma adequada decisão acerca da viabilidade da produção de determinado bem/serviço. Este artigo apresenta os pontos relevantes acerca da Teoria dos Custos de Transação, bem como a sua importância para a definição da estratégia organizacional de quais produtos deverão ser fabricados internamente pela firma e quais devem ter sua produção terceirizada diante da descaracterização da ilicitude da terceirização da atividade-fim.Downloads
Publicado
27-11-2018
Como Citar
LODI, G. A TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO E SUA RELEVÂNCIA PARA AS DECISÕES ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGICAS DE PRODUZIR OU TERCEIRIZAR DIANTE DA LEI N. 13.429 DE 31 DE MARÇO DE 2017. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 240–259, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/21161. Acesso em: 7 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.