O ICMS ecológico em Goiás: aspectos legais e de relevância do aprimoramento dessa política
The ecological icms in Goiás: legal and relevant aspects of the improvement of these policies
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v20i38.22398Palavras-chave:
Proteção ambiental, ICMS ecológico, Repartição de ReceitasResumo
O presente artigo traz um estudo sobre o ICMS ecológico, a origem, sua adoção pelo Estado de Goiás e o repasse da receita aos municípios goianos. O objetivo é mostrar o ICMS ecológico como política pública relevante e fonte de receita “extra” aos municípios goianos, que pode fomentar boas práticas de gestão voltadas à preservação ambiental. Para tanto, o artigo apresenta o arcabouço jurídico que permite a criação do ICMS ecológico, com destaque para a legislação em Goiás, o modo como se dá a habilitação para que o munícipio seja inserido no programa e os números, especialmente, nos anos de 2017 e 2018. Da análise é apresentada a conclusão à qual chegou o autor, em que mostra não só a importância da política pública, mas a necessidade de revisão da legislação a fim de se evitar distorções e para que seja alcançada maior efetividade na quantidade de municípios inseridos no repasse do ICMS ecológico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.