GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE LATICÍNIOS
Agências de fomento
Apoio, O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
Palavras-chave:
Marketing de relacionamento, Fidelização, CRM.Resumo
Os custos com obtenção de novos clientes se torna mais alto do que a retenção daqueles já existentes na empresa, direcionando as empresas a buscarem a fidelização dos clientes para garantir a continuidade da empresa no mercado. As estratégias, oriundas de ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management), visam aproximar as empresas de seus melhores clientes e, consequentemente, tornando-as competitivas, por meio do conjunto de estratégias, processos e recursos tecnológicos na busca de melhores resultados. Deste modo, o objetivo do estudo é analisar a utilização do CRM na busca da fidelização dos clientes dentro de uma empresa de laticínios, observando todas as informações sobre os clientes, históricos de atividades, gerenciamento de contas e contatos, histórico de vendas, entre outros. A pesquisa é um estudo de caso de natureza qualitativa de caráter exploratório. Como resultados, a empresa Rasip/RAR possui ferramentas que lhe auxiliam na gestão de relacionamento com o cliente, mas é necessário melhorias em seus processos para a construção de um relacionamento de longo prazo, pois mesmo com a ferramenta, não existem ações e aproveitamento efetivo do banco de dados criado.Downloads
Publicado
18-09-2019
Como Citar
FAORO, R. R.; FERREIRA, N. S.; OLEA, P. M.; MIRI, D. H.; CHAIS, C.; MATTE, J. GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE LATICÍNIOS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 19, n. 36, p. 31 a 47, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/23255. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.