ANÁLISE DE INVESTIMENTO NA ATIVIDADE AVÍCOLA COM BASE NO MODELO ESTOCÁSTICO
Agências de fomento
Palavras-chave:
Análise de viabilidade, Avicultura, Riscos e Incertezas.Resumo
O modelo de análise de investimento mais utilizada é a tradicional (determinística), porém possui a limitação de não incorpora os riscos endógenos e exógenos. Sendo assim, este estudo objetiva realizar uma análise comparativa entre a análise de investimento no setor avícola pelo método determinístico e estocástico. A metodologia empregada é qualiquantitativa, descritiva e o estudo de caso, sendo que a obtenção dos dados foi por meio de entrevista estruturada e pesquisa documental primária. Os resultados revelam que a análise determinística sugere que o investimento é inviável, em função da VPL<0 e a TIR<TMA. A análise estocástica do investimento, por intermédio do software @Risk ao considerar os riscos que podem interferir no setor avícola, sugere que há uma probabilidade de 44,43% do VPL ≥ 0 e uma probabilidade de 40,9% da TIR ≥ TMA. A análise estocástica não exclui, mas abrange a análise determinista, neste sentido, a estocástica apresenta as informações e dados com maior consistência e assertividade. Conclui-se que a análise estocástica fortalece a decisão sobre o investimento, pois ao incluir os riscos e gerar cenários apresenta o percentual de chance do investimento ser viável ou inviável.Publicado
18-09-2019
Como Citar
FEIL, A. A.; EGGERS, F. ANÁLISE DE INVESTIMENTO NA ATIVIDADE AVÍCOLA COM BASE NO MODELO ESTOCÁSTICO. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 19, n. 36, p. 49 a 74, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/23275. Acesso em: 3 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.