ANÁLISE DE INVESTIMENTO NA ATIVIDADE AVÍCOLA COM BASE NO MODELO ESTOCÁSTICO

Autores

  • Alexandre André Feil Doutor em qualidade ambiental pela Universidade FEEVAL. Mestre em Sistemas Ambientais Sustentáveis. Docente dos cursos de graduação (ciências contábeis).
  • Fernanda Eggers Graduada em Ciências contábeis pela Universidade do vale do Taquari – Univates
Agências de fomento

Palavras-chave:

Análise de viabilidade, Avicultura, Riscos e Incertezas.

Resumo

O modelo de análise de investimento mais utilizada é a tradicional (determinística), porém possui a limitação de não incorpora os riscos endógenos e exógenos. Sendo assim, este estudo objetiva realizar uma análise comparativa entre a análise de investimento no setor avícola pelo método determinístico e estocástico. A metodologia empregada é qualiquantitativa, descritiva e o estudo de caso, sendo que a obtenção dos dados foi por meio de entrevista estruturada e pesquisa documental primária. Os resultados revelam que a análise determinística sugere que o investimento é inviável, em função da VPL<0 e a TIR<TMA. A análise estocástica do investimento, por intermédio do software @Risk ao considerar os riscos que podem interferir no setor avícola, sugere que há uma probabilidade de 44,43% do VPL ≥ 0 e uma probabilidade de 40,9% da TIR ≥ TMA. A análise estocástica não exclui, mas abrange a análise determinista, neste sentido, a estocástica apresenta as informações e dados com maior consistência e assertividade. Conclui-se que a análise estocástica fortalece a decisão sobre o investimento, pois ao incluir os riscos e gerar cenários apresenta o percentual de chance do investimento ser viável ou inviável.

Publicado

18-09-2019

Como Citar

FEIL, A. A.; EGGERS, F. ANÁLISE DE INVESTIMENTO NA ATIVIDADE AVÍCOLA COM BASE NO MODELO ESTOCÁSTICO. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 19, n. 36, p. 49 a 74, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/23275. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)