CONFIGURAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES INCUBADAS
Agências de fomento
Palavras-chave:
Gestão de recursos humanos, empresas incubadas, incubadoras, pessoas.Resumo
No Brasil, o surgimento das incubadoras ocorreu na década de 80, a partir de iniciativas junto a universidades e centros de pesquisa, financiadas especialmente pelo poder público. A ampliação de empresas incubadas tem demandado a adoção de práticas de gestão, tal como ocorre nas organizações maiores e melhores estruturadas. Particularmente, a gestão de pessoas é uma dimensão importante, uma vez que, para as organizações atingirem seus objetivos, dependem das pessoas envolvidas. O presente trabalho aborda a gestão de pessoas no contexto das organizações incubadas em uma universidade do estado do Amazonas-AM. O estudo caracteriza-se como descritivo-qualitativo; os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada aplicada a gestores de seis organizações incubadas e observados de forma qualitativa, com análise interpretativa. Constatou-se que as organizações pesquisadas não possuem área de recursos humanos estruturada, além de realizarem, de forma bastante incipiente e amadora, algumas atividades relacionadas à gestão de pessoas.Downloads
Publicado
18-09-2019
Como Citar
FERREIRA, C. A.; SILVA, F. M. V. da; CASTRO, P. K. L. B. de; ALMEIDA, M. V. T. de. CONFIGURAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES INCUBADAS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 19, n. 36, p. 89 a 112, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/23277. Acesso em: 3 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.