CONFIGURAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES INCUBADAS

Autores

  • Carlla Assunção Ferreira Graduanda em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
  • Fabiula Meneguete Vides da Silva Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Professora na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
  • Phillip Kelvin Lobo Bueno de Castro Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Marcus Vinícius Torres de Almeida .
Agências de fomento

Palavras-chave:

Gestão de recursos humanos, empresas incubadas, incubadoras, pessoas.

Resumo

No Brasil, o surgimento das incubadoras ocorreu na década de 80, a partir de iniciativas junto a universidades e centros de pesquisa, financiadas especialmente pelo poder público. A ampliação de empresas incubadas tem demandado a adoção de práticas de gestão, tal como ocorre nas organizações maiores e melhores estruturadas. Particularmente, a gestão de pessoas é uma dimensão importante, uma vez que, para as organizações atingirem seus objetivos, dependem das pessoas envolvidas. O presente trabalho aborda a gestão de pessoas no contexto das organizações incubadas em uma universidade do estado do Amazonas-AM. O estudo caracteriza-se como descritivo-qualitativo; os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada aplicada a gestores de seis organizações incubadas e observados de forma qualitativa, com análise interpretativa. Constatou-se que as organizações pesquisadas não possuem área de recursos humanos estruturada, além de realizarem, de forma bastante incipiente e amadora, algumas atividades relacionadas à gestão de pessoas.

Downloads

Publicado

18-09-2019

Como Citar

FERREIRA, C. A.; SILVA, F. M. V. da; CASTRO, P. K. L. B. de; ALMEIDA, M. V. T. de. CONFIGURAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES INCUBADAS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 19, n. 36, p. 89 a 112, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/23277. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)