A CIENTIFICIDADE DA ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Janice Alexandra da Costa Manuel Doutoranda em administração-PUCPR
  • Luísa da Anunciação David António Doutoranda em administração-PUCPR
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ciência Natural e Social, Karl Popper, Thomas Kuhn, Imre Lakatos, Chalmers e Feyerabend, Cientificidade da administração.

Resumo

Na área da administração regularmente novas abordagens surgem e testes são realizados por pesquisadores para determinar se esta pode ser considerada uma ciência. Assim sendo, o presente ensaio teórico tem como objetivo repensar a Administração enquanto campo científico. Utilizando-se de análise do pensamento de diversos autores sobre o assunto, por meio de levantamento bibliográfico. A través das reflexões apresentadas nesse ensaio teórico é possível afirmar que a administração é uma ciência pelo facto de ser possível de ser falseada segundo os critérios de Popper, por contribui para a construção do conhecimento científico por meio do rigor metodológico empregado pelas pesquisas, por reunir critérios da ciência paradigmática de Thomas Kuhn e pela posição relativista de Feyerabend e Chalmers que nega a existência de algum critério absoluto de demarcação do que seja científico ou não.

Downloads

Publicado

18-09-2019

Como Citar

MANUEL, J. A. da C.; ANTÓNIO, L. da A. D. A CIENTIFICIDADE DA ADMINISTRAÇÃO. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 19, n. 36, p. 211 a 224, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/23281. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)