Programa de estímulo a cidadania fiscal - Nota Paraná - sob a percepção de estudantes
Fiscal citizenship stimulation program - Note Paraná - under students 'perception
Palavras-chave:
Estado. Programa Nota Paraná. Impostos.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar o Programa de Estímulo a Cidadania Fiscal -Nota Paraná, sob a percepção de estudantes de um colégio público no interior do Estado do Paraná. Programa este, que devolve aos consumidores parte do imposto arrecadado com a comercialização de produtos. Por ser relativamente novo o programa gera dúvidas e muitos consumidores evitam colocar o CPF na nota fiscal ao efetuar suas compras. Neste escopo, busca-se explicitar a importância do consumidor colocar o CPF na nota fiscal, para tanto, recorre-se a legislação que fundamenta a criação do programa. Para dar sustentação a investigação apresenta-se dados empíricos coletados junto a 75 alunos que compõem a amostra investigada em 2019. Adota-se o método de pesquisa de campo de natureza quantitativa, com descrição dos dados compilados. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário que contempla 16 questões fechadas. A escolha dos sujeitos investigados se deu pela disponibilidade em responder a investigação. Alerta-se, há ausência de esclarecimento, sobre os benefícios do programa de estímulo a cidadania fiscal, evidenciando a necessidade do poder público investir em publicidade para angariar maior eficiência na arrecadação e redistribuição dos benefícios oriundos deste imposto, para o Estado e consequentemente para a população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.