O procedimento da arbitragem no juizado especial cível
The arbitration procedure in civil special court
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v20i38.23513Palavras-chave:
Arbitragem, resolução de conflitos, Juizado Especial Cível.Resumo
A arbitragem é uma técnica extrajudicial para resolver conflitos em que os direitos patrimoniais sejam disponíveis e sua aplicação vem crescendo em nosso país devido às vantagens que proporciona. Ela já estava prevista em nossa legislação há muito tempo, mas ganhou força em 1996, quando foi regulada pela Lei nº 9.307. Mais recentemente, objetivando ampliar seu âmbito de incidência, houve uma série de mudanças no instituto trazidas pela Lei n° 13.129/15. O objetivo do presente ensaio é tecer algumas reflexões sobre as formas alternativas de resolução de conflito que estão se consolidando no cenário jurídico brasileiro nas últimas décadas. Nessa perspectiva, o artigo aborda os seguintes aspectos: princípios que norteiam a arbitragem; distinções entre arbitragem, mediação e conciliação; os seus aspectos legais e o procedimento arbitral no Juizado Especial Cível. Pretende-se, ainda, por meio do emprego revisão bibliográfica e legislativa, apreciar o estado da arte da arbitragem e a efetividade desse instituto frente ao atual cenário jurídico brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.