Engajamento no trabalho: um estudo a partir da percepção de trabalhadores de farmácias e mercados

Engagement at work: a study from pharmacy and market workers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.23874
Agências de fomento

Palavras-chave:

Engajamento no trabalho, Mercados, Farmácias.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar o engajamento dos trabalhadores de farmácias e mercados de um município da Região Noroeste do Estado do RS, levando em consideração as três dimensões: vigor, dedicação e absorção. A amostra foi de 46 funcionários de duas farmácias e cinco supermercados a partir da aplicação da UWES-17 (Utrecht Work Engagement Scale) elaborado por Schaufeli e Bakker (2003) com 17 afirmativas, ainda foram incluídas questões sócio demográficas. O estudo permitiu identificar a diferença entre a percepção dos trabalhadores dos dois ramos. Os resultados apresentaram que os trabalhadores de mercados, demonstraram empenho em fazer o melhor pela empresa no que diz respeito aos aspectos relacionados ao engajamento. Já os trabalhadores de farmácias, relacionaram o engajamento, com o comprometimento, a motivação, a satisfação no trabalho e a questão do trabalho em equipe. De modo geral, o maior nível de engajamento está naqueles que trabalham em mercados.

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Publicado

25-04-2022

Como Citar

ECKER, N. S.; FABRICIO, A.; LOPES, L. F. D.; CORADINI, J. F.; MACHADO, V. C. Engajamento no trabalho: um estudo a partir da percepção de trabalhadores de farmácias e mercados: Engagement at work: a study from pharmacy and market workers. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 20, n. 39, p. 198–212, 2022. DOI: 10.48075/csar.v20i39.23874. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/23874. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)