Engajamento no trabalho: um estudo a partir da percepção de trabalhadores de farmácias e mercados
Engagement at work: a study from pharmacy and market workers
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.23874Palavras-chave:
Engajamento no trabalho, Mercados, Farmácias.Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar o engajamento dos trabalhadores de farmácias e mercados de um município da Região Noroeste do Estado do RS, levando em consideração as três dimensões: vigor, dedicação e absorção. A amostra foi de 46 funcionários de duas farmácias e cinco supermercados a partir da aplicação da UWES-17 (Utrecht Work Engagement Scale) elaborado por Schaufeli e Bakker (2003) com 17 afirmativas, ainda foram incluídas questões sócio demográficas. O estudo permitiu identificar a diferença entre a percepção dos trabalhadores dos dois ramos. Os resultados apresentaram que os trabalhadores de mercados, demonstraram empenho em fazer o melhor pela empresa no que diz respeito aos aspectos relacionados ao engajamento. Já os trabalhadores de farmácias, relacionaram o engajamento, com o comprometimento, a motivação, a satisfação no trabalho e a questão do trabalho em equipe. De modo geral, o maior nível de engajamento está naqueles que trabalham em mercados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.