Crescimento de microempreendedores individuais no Brasil e sua relação com a taxa de desemprego brasileiro
Growth of individual microentrepreneurs in Brazil and its relation with the unemployment tax brazilian
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.24246Palavras-chave:
Microempresas. Empreendedorismo. Vetores autorregressivos.Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar se há relação entre a formalização no Microempreendedor Individual (MEI) e o desemprego nas regiões metropolitanas brasileiras no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2015. O MEI é caracterizado como autoempreendedorismo, um fenômeno contemporâneo altamente valorizado principalmente em pequenas cidades brasileiras, configurando-se ainda, como uma nova característica no mercado de trabalho. A metodologia da pesquisa combinou estatística descritiva e multivariada com análise quantitativa por meio do modelo de Vetores Autorregressivos (VAR). Para a estimação do modelo foram utilizadas as series do índice de inscritos no MEI e a taxa de desemprego. Os resultados apontaram que há correlação do aumento do número de formalizados com o número de inscritos no MEI.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.