A passagem da solidariedade de fato à solidariedade de direito enquanto indutora do tributo como meio de controle social
The transition from de facto solidarity to legal solidarity as an inducer of tax as a means of social control
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.24292Palavras-chave:
Tributo, Solidariedade, Controle social.Resumo
Este trabalho tem como objetivo o estabelecimento de uma argumentação em torno do tributo como forma de controle social. Com esse intuito, promove um diálogo a partir da passagem da solidariedade de fato à solidariedade de direito, a qual culminou na emergência do direito social e que agregaria diferentes percepções com vistas à consolidação da mudança ocorrida na sociedade pós-Revolução Industrial. A mudança social em comento, seria responsável pelo advento de uma nova paisagem social e exigiria a concepção dos meios jurídicos destinados a assegurar a coesão e o equilíbrio sociais. Assim, a partir dos conceitos do solidarismo jurídico e da dívida social, expõe-se as justificativas que colocam o tributo como meio de controle social. Com o intuito de concretizar o entendimento, o trabalho consagra uma última parte às formas de controle social no Brasil por meio do tributo. Para atingir esses desígnios, a pesquisa, de natureza teórica, realizou uma exploração da bibliografia e promoveu a exposição crítica e fundamentada dos princípios e conceitos relacionados ao tema proposto. Nessa perspectiva, o trabalho se desenvolveu em torno de um problema central, qual seja, o de explicar que a passagem da solidariedade de fato à solidariedade de direito impôs o tributo como meio de coesão social. Dessa forma, foi possível confirmar a hipótese de trabalho ao concluir sobre o liame que há entre o direito, o tributo e o solidarismo como instrumentos importantes de controle social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.