Estado laico e a liberdade religiosa: uma análise de decisões emblemáticas do Supremo Tribunal Federal
Lay state and religious freedom: an analysis of the emblematic decisions of the Supreme Federal Court
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.25851Palavras-chave:
Estado laico, Liberdade religiosa, Supremo Tribunal Federal.Resumo
O debate constitucional entorno da religião abrange duas concepções fundamentais: o Estado Laico e a Liberdade Religiosa. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é examinar as limitações entre a liberdade religiosa e a laicidade do Estado Democrático de Direito atentando para algumas decisões simbólicas do Supremo Tribunal Federal. Tratar-se-á sobre a presença da religião desde o início da colonização do Brasil, o conceito de laicidade e de Estado laico, a liberdade religiosa e algumas decisões marcantes do Supremo Tribunal Federal, guardião da Constituição, quanto a temas que cercam essas duas normas constitucionais. Para a realização dessa pesquisa utilizamos a técnica bibliográfica e a sua natureza é qualitativa. Ademais, nossa pesquisa conclui que o Supremo Tribunal Federal centra suas decisões em todos os princípios constitucionais previstos em nossa Carta Magna, utilizando-se da hermenêutica constitucional, seja pelo Estado laico, liberdade religiosa ou por outro direito fundamental considerando o mais correto para cada caso concreto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.