O poder de compra estatal: elemento de fomento da sustentabilidade e da inovação
The state purchasing power: element of fostering sustainability and innovation
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v20i38.28650Palavras-chave:
Inovação, Sustentabilidade, Poder de compra estatalResumo
No novo contexto mundial, a inovação e a sustentabilidade têm um importante papel no desenvolvimento da sociedade. O Estado, atento a este aspecto, optou por fazer uso de seu poder de compra para fomentar o desenvolvimento sustentável e a inovação. Neste cenário, propusemos avaliar o panorama dos gastos públicos e do comportamento licitatório, a fim de identificar se, nos últimos anos (2012-2018), o poder de compra do Estado esteve direcionado ao desenvolvimento sustentável e à inovação. A realização deste trabalho justificou-se em virtude de uma lacuna na literatura com relação ao tema. Ao final, concluímos que o Estado tem focado seus recursos no fomento do desenvolvimento sustentável de forma considerada e na inovação de forma tímida, advindo desta política novas oportunidades de negócios para as empresas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.