Desenvolvimento e validação de conteúdo de uma escala de mensuração da alfabetização financeira
Development and content validation of a financial literacy measurement scale
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.29157Resumo
A alfabetização financeira vem sendo estudada na literatura vigente como a capacidade dos indivíduos de obterem, compreenderem e avaliarem as informações necessárias para tomarem decisões que garantirão o seu futuro em termos financeiros. O objetivo do estudo consiste em descrever as etapas do desenvolvimento e validação de conteúdo de uma escala multidimensional para mensurar a alfabetização financeira individual. Na fundamentação teórica são abordados aspectos sobre a alfabetização financeira no Brasil e no mundo, bem como as dimensões da alfabetização financeira que compõem a escala desenvolvida no presente estudo. Nos procedimentos metodológicos empregou-se o método misto, qualitativo (desenvolvimento de itens para compor a escala desenvolvida) e quantitativo (análise do Índice de Validade de Conteúdo - IVC). Quanto aos resultados da validação de conteúdo constatou-se que os três construtos da escala apresentaram IVC superior a 80%, após os ajustes sugeridos pelos especialistas e eliminação de itens que não atenderam aos requisitos. Finalizada a validação de conteúdo por especialistas a EMAFI ficou composta por 56 itens, sendo 18 na dimensão Atitude Financeira, 20 na Comportamento Financeiro e 18 na Significado do Dinheiro. A principal contribuição deste estudo é no campo teórico ao desenvolver uma escala para mensurar a alfabetização financeira individual, incorporando o construto significado do dinheiro, pois acredita-se que a forma como o indivíduo atribui “valor ao dinheiro” pode influenciar as decisões financeiras individuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.