A escola e o abuso sexual infantil: uma análise acerca do papel e da responsabilidade jurídica e social da escola e do educador
School and child sexual abuse: an analysis on the role and legal and social responsibility of the school and the educator
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.29163Palavras-chave:
Abuso sexual infantil. Desenvolvimento cognitivo. Escola.Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos relacionados ao abuso sexual infantil e seus efeitos no desenvolvimento escolar de crianças, refletindo sobre o papel e a responsabilidade da escola e do educador neste processo. Como ferramenta metodológica, este trabalho se compôs do resultado de pesquisas bibliográficas, bem como da legislação brasileira vigente e relacionada ao tema. Os resultados demostram que na maioria dos casos, o abuso é cometido no próprio lar, geralmente por algum adulto da família ou próximo a ela. Identificá-lo é o primeiro passo e as pessoas próximas às vítimas precisam estar atentas aos sinais e comportamentos que estas podem externalizar. A escola exerce papel preponderante neste processo de identificação e prevenção. No entanto, percebeu-se que a escola deixa de debater o assunto de maneira específica e pontual, chegando, muitas vezes, a falhar na busca e no desenvolvimento de estratégias para prevenção e proteção das crianças abusadas, principalmente as mais vulneráveis. No mais, foi identificada, ainda, a dificuldade dos professores em compreenderem o assunto e o desconhecimento das medidas e encaminhamentos corretos a serem tomados quando o abuso é denunciado ou descoberto no ambiente escolar. É imprescindível a conscientização sobre este tema, para que as crianças venham a ter o amparo necessário, tão logo quebrem o silêncio do abuso, de forma que as sequelas ao seu desenvolvimento sadio e sustentável possam ser minimizadas, possibilitando que a criança não carregue por toda a vida o peso deste ato tão lesivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.