Atributos e benefícios de nutricosméticos explorados pela indústria ao consumidor

Autores

  • Gabriela Porfírio Jacomino Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA-UEM),  membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM-UEM/CNPq).  https://orcid.org/0000-0003-1078-805X
  • Francisco Giovanni David Vieira Bacharel em Administração pela UFPB, Mestre em Administração pela UFLA, Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UEM. https://orcid.org/0000-0002-6204-0855

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v22i42.29601

Palavras-chave:

Atributos, Benefícios, Indústria, Nutricosméticos, Comunicação de Marketing

Resumo

Os produtos nutricosméticos vêm conquistando cada vez mais espaço e atenção de pesquisadores das áreas farmacêutica e de marketing, e embora as perspectivas para esse produto permaneçam mistas, estudos sobre o assunto são relativamente recentes e em evolução. O presente artigo teve como objetivo pesquisar atributos e benefícios de nutricosméticos, os quais vêm conquistando o gosto e a preferência dos consumidores preocupados com os aspectos da beleza que sofrem consequências com o tempo. De forma a contribuir para a literatura de marketing, a pesquisa se caracterizou como descritiva e procurou identificar e descrever atributos e benefícios de nutricosméticos explorados pela indústria em meios de comunicação como revistas, panfletos impressos e Internet. Para isso, uma pesquisa do tipo documental foi realizada a partir da coleta de propagandas e anúncios sobre nutricosméticos, tendo a análise baseada em um check-list de observação. Alguns dos principais atributos de nutricosméticos explorados pela indústria ao consumidor foram identificados: quantidade, cor da embalagem, nome da marca, veículo do produto, e sabor, entre outros. Além disso, benefícios de nutricosméticos voltados ao crescimento dos fios capilares, ao combate do enfraquecimento das unhas, à prevenção dos sinais do envelhecimento, à melhora da imunidade e à obtenção de beleza de dentro para fora, foram alguns daqueles identificados nas comunicações analisadas. À vista disso, profissionais da saúde, como médicos e nutricionistas, e varejistas podem se beneficiar desse estudo como forma de aprimorarem suas indicações e vendas ao consumidor, uma vez responsáveis por orientá-los em suas escolhas de compra e consumo de nutricosméticos.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. (2017). Conceitos Técnicos – cosmético. Disponível em: http://www.ANVISA.gov.br/medicamentos/conceito.htm#3.9.

AGUILAR, V.; CASTILHO, E. C.; GUTOWSKI, A. L. Metodología para diseñar un producto alimentício por médio de La indetificatión de los factores que influyen em la decisión de compra. Revista Venezolana de Ciencia y Tecnología de Alimentos. 2014. p. 18-30. Disponível em: http://oaji.net/articles/2017/4924-1495547020.pdf.

ALVES, Rosana Vasconcelos; COSTA, Susane da. Estudo sobre o uso do silício orgânico no combate ao envelhecimento precoce da pele. Saber científico. Porto Velho. 2017.

ANUNCIATO, T. P. Nutricosméticos (Tese de doutorado). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60137/tde-20092011-210914/pt-br.php.

ANUNCIATO, T. P.; ROCHA FILHO, P. A. Nutricosméticos, nutracêuticos e cosmecêuticos: tendências e evidências. 2011. Disponível em: http://www.ciabv.com.br/_upload/artigos_arquivos/10/e265f57ff724aaab95edbe38e933bf4f.PDF.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS. III Caderno de Tendências 2014/2015. São Paulo: ABDI, ABIHPEC e SEBRAE. Disponível em: https://www.abihpec.org.br/2013/10/caderno-de-tendencias-2014-2015/.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS. Panorama do Setor de HPPC 2016. São Paulo: ABDI, ABIHPEC e SEBRAE. 2016. Disponível em: https://www.abihpec.org.br/novo/wp-content/uploads/2016-PANORAMA-DO-SETOR-PORTUGU%C3%8AS-14jun2016.pdf.

BAGINSKI, C. Inner Beauty Strategies to sell nutricosmetics. Business Strategies. Functional Ingredients Magazine, New Hope Natural Media, 28-29. 2011. Disponível em: http://www.newhope.com/managing-your-business/6-inner-beauty-strategies-sell-nutricosmetics.

BRAKUS, J. Joško; SCHMITT, Bernd H.; ZHANG, Shi. Experiential product attributes and preferences for new products: The role of processing fluency. Journal of Business Research, v. 67, n. 11, p. 2291-2298, 2014. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0148296314002148.

CABRAL, A. C; BENATTI, S; FRANÇA, A. J. V. B. V. O benefício do uso de nutricosméticos em tratamentos estéticos associados ao uso de produtos cosméticos. 2010. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Amanda%20Cabral,%20Sara%20Benatti.pdf.

CASTRO, A. L. Culto ao corpo: identidades e estilos de vida. In: Congresso Luso-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra, set. 2004. Disponível em: <http://www.ces.uc.pt/lab2004/inscricao/pdfs/painel24/analuciacastro.pdf>. Acesso: 26 jul. 2016.

CAVICHIOLI, Bianca; ABOURIHAN, Carmem Luciane Sanson; PASSONI, Cynthia Matos Silva. Monitoramento da administração de um suplemento como coadjuvante na perda de peso. Cadernos da Escola de Saúde, v. 1, n. 7, 2017. Disponível em: http://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernossaude/article/viewFile/2345/1917.

CHANDON, Pierre; WANSINK, Brian; LAURENT, Gilles. A benefit congruency framework of sales promotion effectiveness. Journal of Marketing, v. 64, n. 4, p. 65-81, 2000. Disponível em: http://journals.ama.org/doi/abs/10.1509/jmkg.64.4.65.18071?code=amma-site. 10.1509/jmkg.64.4.65.18071.

CLARKE, R. Europe’s nutricosmetics market forced to face ugly truth. News & Analysis. Functional Ingredients Magazine. New Hope Natural Media, p. 10. 2011. Disponível em: http://connection.ebscohost.com/c/articles/60314716/europes-nutricosmetics-market-forced-face-ugly-truth.

CORSETTI, Berenice. A análise documental no contexto da metodologia qualitativa: uma abordagem a partir da experiência de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. UNIrevista, v. 1, n. 1, p. 32-46, 2006. Disponível em: http://gephisnop.weebly.com/uploads/2/3/9/6/23969914/a_anlise_documental_no_contexto_da_pesquis_qualitativa.pdf.

ESPARTEL, L. B. Atributos de produto e motivações de compra no mercado jornalístico do rio grande do sul. 1999. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/29923/000235729.pdf?sequence=1>. Acesso em: 5 out. 2013.

FONTANA, Marcele Elisa. Modelo de decisão multiatributo para classificar o nível de importância dos atributos que influenciam a aquisição de bens duráveis. Gepros: Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 8, n. 4, p. 161, 2013. Disponível em: http://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/view/820.

GERSHOFF, Andrew D.; FRELS, Judy K. What makes it green? The role of centrality of green attributes in evaluations of the greenness of products. Journal of Marketing, v. 79, n. 1, p. 97-110, 2015. Disponível em: https://www.mccombs.utexas.edu/research/~/media/Files/MSB/Research/Publications/2015Q1/What%20Makes%20it . 10.1509/jm.13.0303.

HENKES, L.; DALMORO, M. Mulheres ricas: distinção e subjetivação nas práticas de consumo da classe A. RIMAR – Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 5, n. 2, p. 34-48, 2015.

ISABELLA, Giuliana; SALMONSON GUIMARÃES BARROS, Lucia; MAZZON, José Afonso. A influência do constrangimento do consumidor no processo de compra. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v. 19, n. 5, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v19n5/1982-7849-rac-19-5-0626.pdf.

JIN, Byoungho; BENNUR, Shubhapriya. Does the importance of apparel product attributes differ by country? Testing Kano’s theory of attractive quality in four countries. Clothing and Textiles Research Journal, v. 33, n. 1, p. 35-50, 2015. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0887302X14555000.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. (Yamagami, C., Trad., Santos, D. G. dos, Rev., 12a ed). 2008. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

KWOK, Simon; UNCLES, Mark. Sales promotion effectiveness: the impact of consumer differences at an ethnic-group level. Journal of Product & Brand Management, v. 14, n. 3, p. 170-186, 2005. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/10610420510601049.

LEE, Seunghyun; HA, Sejin; WIDDOWS, Richard. Consumer responses to high-technology products: Product attributes, cognition, and emotions. Journal of Business Research, v. 64, n. 11, p. 1195-1200, 2011. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0148296311002098.

LENNARD, C. Beauty from Within Lacking Global Acceptance. Euromonitor International: Nutraceuticals/Nutricosmetics, 32-34. GCI Magazine. 2011a. Disponível em: http://www.gcimagazine.com/marketstrends/segments/nutricosmetics/117543143.html.

LENNARD, C. Nutricosmetics: creating solutions for Today’s Beauty Consumer, p.58-61. Nutraceuticals World. 2011b. Disponível em: http://www.nutraceuticalsworld.com/issues/2011-09/view_features/nutricosmetics-creating-solutions-for-todays-beauty-consumer.

LOCKSHIN, Larry; COHEN, Eli. Using product and retail choice attributes for cross-national segmentation. European Journal of Marketing, v. 45, n. 7/8, p. 1236-1252, 2011. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/03090561111137697.

LUIZ, Gilberto Venâncio. Características do temperamento e suas influências no comportamento do consumidor. REMark, v. 10, n. 2, p. 30, 2011. Disponível em: http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/viewArticle/2256. 10.5585/remark.v10i2.2256.

MAJEED, M. Multi-functional botanicals for nutricosmetic application. Harry’s cosmeticology (9a ed.). 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/297812225_Multi-functional_botanicals_for_nutricosmetic_applications.

MASHORCA, Kelly Soffner et al. A Beleza e a Vaidade em Relação a Novos Tipos de Alimentos: Um Estudo sobre o Mercado de Nutricosméticos. REMark, v. 15, n. 3, p. 401, 2016. Disponível em: http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/viewArticle/3324. 10.5585/remark.v15i3.3324.

MCFARLAND, Y. Q. The nutricosmetics market: a global health & wellness megatrends. 2011. Disponível em: https://pt.slideshare.net/FrostandSullivan/the-nutricosmetics-market-a-global-health-wellness-megatrend.

MELLAGE, C. Nutricosmetics - decoding the convergence of beauty and healthcare. Cosmetics, 15-17, Amsterdam, 2008.

MICALLEF, N. Nutricosmetics. Beauty from the Inside & Out. Nutraceuticals World, 15-18. 2015. Disponível em: http://www.nutraceuticalsworld.com/issues/Beauty-IO-2015/view_features/nutricosmetics-confined-to-underdog-status-or-opportunity-to-outshine/.

MISHRA, Abhishek. Attribute-based design perceptions and consumer-brand relationship: Role of user expertise. Journal of Business Research, v. 69, n. 12, p. 5983-5992, 2016. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0148296316303940.

MOLOUGHNEY, S. Nutricosmetics: Beauty starts beneath the surface. Nutraceuticals World, p.48-51. 2016. Disponível em: http://www.nutraceuticalsworld.com/issues/2016-06/view_features/nutricosmetics-beauty-starts-beneath-the-surface/.

MONTEFUSCO, Erica Vila Real; LIMA, Aluísio Ferreira de. Jovem para sempre! publicidade em revistas femininas e suas promessas de administração do tempo. Revista Psicologia e Saúde, v. 7, n. 1, p. 18-29, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-093X2015000100004&lng=pt&tlng=pt.

MORIMOTO, Silvia Midori Izumi; DE CASSIA VALIM DIAS, Letícia; HIGUCHI, Célio Takashi. NUTRICOSMÉTICOS-LEGISLAÇÃO NACIONAL. InterfacEHS, v. 8, n. 3, 2013.

OLSON, Erik L. It’s not easy being green: the effects of attribute tradeoffs on green product preference and choice. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 41, n. 2, p. 171-184, 2013. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11747-012-0305-6. 10.1007/s11747-012-0305-6.

PEIXOTO, Fernanda Marques et al. Teor de carotenoides em nutricosméticos: análise da adequação e qualidade do produto. Revista do Instituto Adolfo Lutz, v. 72, n. 3, p. 249-254, 2013.

PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 179-195, 2001. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000300008.

PINTO, G. F. O consumo de cosméticos e perfumaria: motivações e hábitos femininos (Trabalho de Conclusão de Curso), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Santa Rosa (RS), Brasil. 2013. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2278.

PONTIAKOS, G. Sourcing key to nutricosmetic success (December, p.62). 2012. Nutraceutical Business & Technology.

RAUD, Cécile. Os alimentos funcionais: a nova fronteira da indústria alimentar análise das estratégias da Danone e da Nestlé no mercado brasileiro de iogurtes. Revista de Sociologia e Política, v. 16, n. 31, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/v16n31/v16n31a08.pdf.

RICCIARDELLI, Rosemary; CLOW, Kimberley. Men, appearance, and cosmetic surgery: the role of self-esteem and comfort with the body. Canadian Journal of Sociology, v. 34, n. 1, p. 105-134, 2009.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.

ROSSETTI, E. Nutricosméticos – A beleza de dentro para fora: o mercado de portas abertas para o nutricosméticos. Negócio Estética. [19/02/2015]. Disponível em: <http://www.negocioestetica.com.br/tag/nutricosmeticos/>. Acesso em: 26 jul. 2016.

RUIZ, B. F. N.; CARREIRA, C. M.; PALMA, G. H. D.; GONÇALVES, V. F., RUIZ, K. F.; LONNI, A. A. S. G. Nutricosméticos: um conceito inovador. Visão Acadêmica, Curitiba, v. 15, n. 2, pp-106-128. 2014. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/academica/article/view/36722.

RUNESTAD, T. From the editor: “I get better looking every day”. Functional Ingredients Magazine. New Hope Natural Media, p. 6. 2011. Disponível em: http://www.newhope.com/beauty/editor-i-get-better-looking-every-day.

SANTOS, A. R. dos. Metodologia Científica: a construção do conhecimento (3ed). Rio de Janeiro: DP&A. 2000.

SANTOS, Ana Raquel Mendes et al. A BUSCA PELA BELEZA CORPORAL NA FEMINILIDADE E MASCULINIDADE-DOI: http://dx. doi. org/10.18511/0103-1716/rbcm. v21n2p135-142. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 21, n. 2, p. 135-142, 2013. http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p135-142.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; DE ALMEIDA, Cristóvão Domingos; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://www.rbhcs.com/rbhcs/article/view/6.

SAUERBRONN, J. F. R.; TEIXEIRA, C. S.; LODI, M. D. F. Saúde, estética e eficiência: relações entre práticas de consumo de alimentos as mulheres e seus corpos. Cadernos EBAPE.BR, v. 17, n. 2, p. 389-402, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1679-395173205

SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Comportamento do consumidor (9a ed). Rio de Janeiro: LTC. 2009.

SHELKE, K. Classic Nutricosmetic ingredients make a comeback: tried-and-true nutrients shine in ingestible beauty aids. Natural Foods Merchandiser. New Hope Natural Media, p. 30. 2011b.

SHELKE, K. Ingredients that get better with age. Functional Ingredients Magazine. New Hope Natural Media, p. 20-25. 2011a Disponível em: http://www.newhope.com/beauty/nutricosmetic-ingredients-get-better-age.

SILVA, Luiz Fernando Miranda da; FERREIRA, Karla Silva. Segurança alimentar de suplementos comercializados no Brasil. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 20, n. 5, p. 374-378, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v20n5/1517-8692-rbme-20-05-00374.pdf.

SIMPSON, P. A fresh look at nutricosmetics: where are we now? Beauty from Inside & Out, Roodman Media, pp. 14-17. 2013. Disponível em: http://www.nutraceuticalsworld.com/issues/Beauty-IO-2013/view_features/a-fresh-look-at-nutricosmetics-where-are-we-now.

SMITH, Russell; DEPPA, Brant. Two dimensions of attribute importance. Journal of Consumer Marketing, v. 26, n. 1, p. 28-38, 2009. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/07363760910927028?journalCode=jc.

STEWART, K. L.; SHELKE, K. Looking outward in the inner beauty nutricosmetic market. Functional Ingredients Magazine, p.46-48. 2010. Disponível em: http://www.newhope.com/beauty/looking-outward-inner-beauty-nutricosmetic-market.

TAMASHIRO, Helenita R. Da Silva; MERLO, Edgard Monforte; DA SILVEIRA, José Augusto Giesbrecht. Comportamento do consumidor e os atributos que sinalizam as preferências dos formatos de varejo no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. REMark, v. 10, n. 2, p. 54, 2011. Disponível em: http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2229.

TIRELLI, Christian; PILAR MARTINEZ-RUIZ, Maria. Influences of product attributes on sojourners' food purchase decisions. British Food Journal, v. 116, n. 2, p. 251-271, 2014. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/BFJ-01-2012-0019.

UHLAND, V. Healthy skin makes for healthy profits. Functional Ingredients Magazine, p. 62. 2011. Disponível em: http://www.newhope.com/beauty/healthy-skin-makes-healthy-profits.

VIEIRA, F. G. D. Perspectivas e limites da pesquisa qualitativa na produção de conhecimento em marketing. Revista de Negócios, v. 18, n.1, p. 10-24.

VIEIRA, P. S.; REIS, I. B.; MOREIRA, R. B.; SUSIN, V.; VARELA, Q. D. O potencial de aplicação de produtos nutracêuticos e nutricosméticos como recurso nutricional. In: I Congresso de Pesquisa e Extensão da Faculdade da Serra Gaúcha, Caxias do Sul – RS, set/out, 2013.

VIOT, Catherine. Subjective knowledge, product attributes and consideration set: a wine application. International Journal of Wine Business Research, v. 24, n. 3, p. 219-248, 2012. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/17511061211259206.

WANG, Edward S.-T.; YU, Jia-Rong. Effect of product attribute beliefs of ready-to-drink coffee beverages on consumer-perceived value and repurchase intention. British Food Journal, v. 118, n. 12, p. 2963-2980, 2016. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/BFJ-03-2016-0128.

WANN, Jong-Wen; YANG, Yu-Chen; HUANG, Wen-Shing. An empirical analysis of consumer willingness to pay for domestically grown product attributes: the case of Taiwan. China Agricultural Economic Review, v. 8, n. 2, p. 215-229, 2016. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/CAER-05-2015-0051?af=R.

WU, Tsung Wen; DAY, Ralph L.; MACKAY, David B. Consumer benefits versus product attributes: an experimental test. Quarterly Journal of Business and Economics, p. 88-113, 1988. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/40472929.

XIAO, Na. How non-consumption goals (elicited by competitive setting or social risk) and self-confidence influence the importance of trivial attributes in product evaluation. European Journal of Marketing, v. 50, n. 9/10, p. 1746-1766, 2016. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/EJM-05-2014-0272.

YEN, Chang-Hua et al. Customer relational benefits and relationship-marketing outcomes: comparing three transaction types of travel product. Asia Pacific Journal of Tourism Research, v. 20, n. 2, p. 171-190, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/10941665.2013.877042.

YOTOVA, 2014. Suplementos para revelar a “beleza que vem de dentro”: como conquistar o consumidor. Brazil Beauty News. [11/11/2014]. Disponível em: <http://www.brazilbeautynews.com/suplementos-para-revelar-a-beleza-que-vem-de,389>. Acesso em: 26 jul. 2016.

ZEITHAML, Valarie A. Consumer perceptions of price, quality, and value: a means-end model and synthesis of evidence. The Journal of Marketing, p. 2-22, 1988.

Downloads

Publicado

11-10-2022

Como Citar

JACOMINO, G. P.; VIEIRA, F. G. D. Atributos e benefícios de nutricosméticos explorados pela indústria ao consumidor. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 22, n. 42, p. 246–273, 2022. DOI: 10.48075/csar.v22i42.29601. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/29601. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)