Do tradicional ao marketing digital: o caso Reckitt Benckiser
O Caso Reckitt Benckiser
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v23i43.29949Palavras-chave:
Marketing Tradicional, , Marketing Digital, Inbound Marketing, Mídias SociaisResumo
O estudo a seguir apresenta-se sob a forma de pesquisa exploratória qualitativa. A metodologia utilizada foi a qualitativa e o método de coleta de dados foi a aplicação de questionário semiestruturado complementado com triangulação de múltiplas fontes de evidências. A análise dos dados foi feita mediante o padrão combinado, ou seja, verificação da teoria aplicada na unidade de análise de estudo. A empresa objeto foi a RECKITT BENCKISER e a unidade de análise as atividades da empresa inclinadas ao marketing digital. Finalmente, sob o aspecto retorno do investimento há maior retorno no Marketing Tradicional por conta do volume. O Marketing Digital ainda não traz um retorno muito visível por ainda ser algo relativamente pouco aplicado pela empresa. Todavia os dados obtidos por campanhas no meio digital são mais assertivos e mensuráveis do que os dados das campanhas veiculadas nas mídias tradicionais, o que está ajudando a empresa a desenvolver uma forma de medir a efetividade do marketing da empresa.
Referências
AGUADO GUADALUPE, Guadalupe. Inbound Marketing en LinkedIn para la gestión de marca. Inbound Marketing in LinkedIn for Brand Management., [s. l.], v. 13, n. 1, p. 105–124, 2015. Disponível em: http://10.0.28.27/ri14.v13i1.741
BARANCHENKO, Ye. et al. Inbound Marketing: Practical Aspects of Promoting Goods and Services in E-commerce. Marketing and Management of Innovations, [s. l.], n. 4, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21272/mmi.2019.4-24
BLEOJU, Gianita et al. Exploring organizational propensity toward inbound–outbound marketing techniques adoption: The case of pure players and click and mortar companies. Journal of Business Research, [s. l.], 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2016.04.165
FAELENS, Lien et al. Social media use and well-being: A prospective experience-sampling study. Computers in Human Behavior, [s. l.], v. 114, p. N.PAG-N.PAG, 2021. Disponível em: http://10.0.3.248/j.chb.2020.106510
HALLIGAN, Brian. Inbound Marketing vs. Outbound Marketing. Hubspot, [s. l.], 2019.
HAWLK, Kali. Outbound Versus Inbound Marketing: Which Strategy Is Best? Journal of Financial Planning, [s. l.], v. 31, n. 6, 2018.
HERNÁNDEZ ESCOBAR, Arturo Andrés et al. Metodología de la investigación científica. [S. l.: s. n.], 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17993/ccyll.2018.15
JACOBSON, Jenna; GRUZD, Anatoliy; HERNÁNDEZ-GARCÍA, Ángel. Social media marketing: Who is watching the watchers? Journal of Retailing and Consumer Services, [s. l.], v. 53, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.03.001
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. A Framework for Marketing Management. [S. l.: s. n.], 2016.
LEITE, Nuno Miguel Pereira. Growth hacking. [s. l.], 2016. Disponível em: http://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/7822. Acesso em: 10 fev. 2018.
MIRANDA, José Fernando Bezerra; BONATTI, Quenidi Tadeu; BONATTI, Sônia Terezinha Baccin. DESAFIOS NO CAMINHO DA METODOLOGIA CIENTIFICA E DA PESQUISA. REVISTA CIENTÍFICA UNIBALSAS, [s. l.], v. 10, n. 1, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.46761/unibalsas.v10i1.99
MORAES, Claudio Alberto De; TOLEDO, Luciano Augusto; GARBER, Marcos Fernando. Market intelligence: an essay on the competitiveness. Future Studies Research Journal, [s. l.], v. 7, n. JUL-DEC, p. 03–20, 2015.
NEWSWIRE, P R. Inbound Marketing Strategies Yield Positive Results and Increased Leads for Businesses, Survey Finds. [S. l.]: Y, 2019. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=bwh&AN=201908290841PR.NEWS.USPR.PH55530&lang=pt-br&site=ehost-live
OLANREWAJU, Abdus Samad Temitope et al. Social media and entrepreneurship research: A literature review. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2019.05.011
ROYO-VELA, Marcelo; HÜNERMUND, Ute. Effects of inbound marketing communications on HEIs’ brand equity: the mediating role of the student’s decision-making process. An exploratory research. Journal of Marketing for Higher Education, [s. l.], v. 26, n. 2, p. 143–167, 2016. Disponível em: http://10.0.4.56/08841241.2016.1233165
STICH, Volker; EMONTS-HOLLEY, Roman; SENDEREK, Roman. Social media analytics in customer service: A literature overview: An overview of literature and metrics regarding social media analysis in customer service. In: , 2015. WEBIST 2015 - 11th International Conference on Web Information Systems and Technologies, Proceedings. [S. l.: s. n.], 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5220/0005413003350344
TOLEDO, Luciano Augusto; SHIRAISHI, Guilherme Farias. Estudo de caso em pesquisas exploratórias qualitativas: um ensaio para a proposta de protocolo do estudo de caso. Revista da FAE Curitiba, Coritiba, p. 103–119, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ciências Sociais Aplicadas em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.